MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO LEMINSKI


Paulo Leminski Filho nasceu em Curitiba, capital do Paraná, em 24 de agosto de 1944 e faleceu na mesma cidade, em 7 de junho de 1989. Ele foi professor, poeta, e tradutor e músico.

Filho de Paulo Leminski e Áurea Pereira Mendes, mestiço de pai polonês e mãe negra, o menino sempre espantou a todos por sua alta inteligência, pela cultura e mesmo genialidade. Parecia estar sempre à beira de uma explosão e sendo assim produziu muito. Criou sua própria maneira de escrever poesia, pois seus poemas eram breves, tipo ” hai-cai” japonês, além de trocadilhos e brincadeiras com ditados populares. Aos 14 anos ingressou no Mosteiro de São Bento, em São Paulo e lá ficou um ano inteiro.Paulo participou do 1º Congresso Brasileiro de Poesia de Vanguarda, em Belo Horizonte, onde conheceu o já importante poeta Haroldo de Campos e com ele fez grande amizade e produziu várias obras.

Paulo Leminski casou-se aos 17 anos, com a desenhista e artista plástica Neiva Maria de Sousa. Mas se separou em 1968.

Em 1964, estreou na revista ” Invenção”, de Décio Pignatari, em São Paulo, com poesia concreta. Em 1965, foi ser professor de História e Redação em cursos pré- vestibulares. Era também professor de judô, do qual era faixa preta. Em 1966, foi classificado em 1º lugar no ll Concurso Popular de Poesia Moderna.

Em 1968, Liminsky casou-se com a também poeta Alice Ruiz, e foram morar na mesma casa da 1ª mulher de Leminsky e seu namorado. Montaram uma espécie de comunidade hippie.Ficaram lá por mais de um ano, mas saíram quando começaram a vir os filhos. O primeiro foi Miguel Ângelo, que morreu aos dez anos. Depois tiveram duas meninas; Áurea e Estrela.

De 1969 a 1970, Liminsky mudou-se para o Rio de Janeiro. Depois foi para Curitiba, para ser redator e criador publicitário. Tornou-se também letrista e músico. Compôs: “Verdura”, em 1981. E no mesmo ano: “Mudança de Estação” e ” Valeu”. Em 1982, fez: “Se Houver Céu” e ” Razão” Em 1990, novamente: ” Se Houver Céu” e ” Blindagem”. Em 1993: ” Mãos ao Alto”. Em 1994: ” Luzes”. Em 1996: ” Mudanças de Estação”. Sua música: ” Verdura”, foi gravada por Caetano Veloso. Por sua maneira sempre criativa e inovadora, Leminsky é tido por todos como um músico e poeta de vanguarda. Aproximou-se muito dos poetas marginais. Ele próprio admirava Torquato Neto. fez ainda parcerias com vários grandes nomes nacionais,como Gilberto Gil, Júlio Piaza, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso e outros. Sua discografia é múltipla e variada

Como poeta, publicou poemas nas revistas: ” Corpo Estranho”, ” Muda Código”, ” Raposa”, “Catatau”, que foi considerada ousada. Essa obra foi traduzida para o espanhol pelo próprio Leminsky. Ele sabia várias linguas: Inglês, francês, espanhol. latim, grego. japonês.

Entre 1987 e 1989, foi colunista do ” Jornal de Vanguarda”, que ia ao ar pela Rede Bandeirantes e era apresentado por Doris Giesse.

Sua obra poética é imensa. Quase 20 livros de poesia, entre os quais: ” Caprichos e Relaxos”,” Um Milhão de Coisas”, “Aviso Aos Náufragos”, ” Distraídos Venceremos”, ” Polonaises”, ” Quarenta Clics em Curitiba” e inúmeros outros.

Sua obra em prosa tem quase dez publicações, entre as quais: ” Catatau”, ” Agora É Que São Elas”, “Metamorfose, Uma Viagem Pelo Imaginário Grego”, ” Descartes com Lentes” outros.

Suas biografias e ensaios são inúmeros. Citemos: ” Cruz e Souza”,” Matsuó Bashô”, ” Jesus”, ” Poe- Edgar Alan”, e outros

Suas traduções se constitui em uma dezena de obras. Traduziu: Johnn Lennon, Joyce, Mishima, Samuel Beckett e vários outros.

Sua literatura infanto-juvenil possui duas obras: ” Guerra Dentro da Gente” e ” A Lua Foi Ao Cinema”.

Paulo Leminski morreu em 7 de junho de 1989, em consequência de cirrose hepática.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação