MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO JOSÉ


Paulo José Gomez de Souza, em arte PauloJosé, nasceu em 20 de março de 1937, na cidade de Lavras, no estado doRio Grande do Sul. Passou parte de sua infância na cidade de Bagé. Seuspais eram:Arlindo Ferreira de Souza e Maria Del Carmem Gomez deSouza. Eles tiveram cinco filhos.

Arlindo formou-se em engenharia e arrendou afazenda que recebeu de herança e foi viver como engenheiro civil, mas aospoucos, foi ficando mais fazendeiro e menos engenheiro. A mãe de Paulo José,porém, era professora, pianista e declamadora, e assim continuava até 2004,quando o filho deu uma entrevista sobre ela, que ainda se encontrava ativa,com 91 anos de idade.A família sempre foi muito ligada à literatura.

Foi o paique deu aos filhos um projetor de cinema, que eles adoravam, mas que os faziapegar no pesado, quando estavam na fazenda. Quando chegou a hora de escolherfaculdade, para Paulo José foi um drama, não sabia o que queria. Por fim foipara a arquitetura, mas ficou só alguns anos, pois já estava apaixonado porteatro. Tinha participado de todas as peças do colégio . Em 54,participou da peça: “Entre o Vermute e a Sopa”.

Em 56 , fez:”ÀMargem da Vida”. E foi seguindo sua carreira e sua vida, queforam inteiramente dedicadas à arte e que tiveram mil faces. Elefez depois: “Romeu e Julieta”;”Amor por Anexins”; “AAlmanjarra”; “Um Demorado Adeus”; “A Farsa da EsposaPerfeita”; “Esperando Godot”; “Poetas ePoemas”.”Rondó”. Depois, já em São Paulo, entrou para o TeatroOficina e participou de grandes trabalhos Fez: “O Testamento doCangaceiro”; “Revolução na América do Sul”;” Eles NãoUsam Black Tie”; “Os Fuzis da Senhora Carrar”; “A Mandragora”;”O Filho do Cão”; “O Tartufo”; “Arena Conta Zumbi”. Jáera o ano de 68, e Paulo José já havia feito também filmes,como :”O Padre e a Moça”; “Todas as Mulheres do Mundo”;”Edu, Coração de Ouro”; “O Homem Nu”.”A VidaProvisória”.”Os Marginais”; “AsAmorosas”;”Macunaíma”; “Como Vai? Vai Bem?”.

Continuoufazendo teatro, já fazendo televisão. Em teatro, nessa época fez:: “OsInconfidentes”; “A Fonte da Eterna Juventude”; “DelicadasTorturas”. E na televisão fez:” Shazan, Xerife eCia”, personagem que foi criado na novela “O PrimeiroAmor”, da Rede Globo e que depois se transformou em seriado. E esse foi seuprincipal personagem, o mais famoso, para o público televisivo. Mas Paulo Josécontinuou com sua carreira intensa. Em teatro foi também diretor, assim como devárias novelas, como”O Primeiro Amor”; “Quem Era Shirley Temple”?”Jorge, Um Brasileiro”; “O Caminho das Pedras Verdes”;”Feliz Aniversário”; “Caso Verdade “; “CargaPesada” : “Agosto”;”Incidente em Antares” e inúmerosoutros trabalhos. Foi também produtor executivo de teatro. Foi aindacenógrafo.

Há muitos anos na Rede Globo deTelevisão, o ator fez grandes papeis em trabalhos, como: “Senhora doDestino”; “Como uma Onda”; JK”; : Um SóCoração”. Assim como esteve nos filmes: “O Homem queCopiava”; “O Vestido”; “SaneamentoBásico”. Em 2007, fez apresentações especiais no programa:”Fantástico”. Depois, em 2008, esteve na novela “Ciranda de Pedra” e na microssérie “Capitu”. Em 2010, fez a série “Na Forma da Lei” e em 2011, a novela “Morde e Assopra”. No cinema, mais recentemente esteve em “Quincas Berra D´Água (2011) e “A Festa da Menina Morta” (2008).

Paulo José casou-se 4 vezes. A 1ª foi com Dina Staf, com quem viveu umamor e casamento perfeitos. E eles tiveram a filha Bel Kutner, que éatriz e mais Ana e Clara. Com Beth Caruso, teve o filho Paulo Henrique. ComZezé Polessa, seu 3 º casamento não teve filhos. Hoje Paulo José estácasado com Kika Lopes, com quem vive um amor maduro e feliz.

Paulo José ganhou uma enormidade deprêmios, praticamente em todas as categorias em que atuou.

Paulo José, ainda em plenaatividade, embora sofra da doença de Parkinson, é considerado um mestre.Todos o amam, o respeitam, o adoram.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação