MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO GONÇALVES


O ator Paulo Gonçalves nasceu na cidade de Belém do Pará, em 04 de agosto de 1924.

Sua atuação artística foi principalmente em Televisão, mas fez também dois filmes: “Os Herdeiros” em 1970 e depois “Quatro Rodas” em 1982.

Em TV foi um dos mais atuantes atores das novelas da TV Globo nos anos 1960 e 1970. Começou na TV Globo, em 1966, na novela “O Sheik de Agadir”. Em 1967, entrou em “Anastácia, a Mulher sem Destino”. Em 1969, atuou em “Acorrentados” e “A Ponte dos Suspiros”.

Nos anos 1970, fez uma novela atrásda outra e pode ser visto em: “Assim na Terra, Como no Céu”;  “Bandeira 2”; “Minha Doce Namorada”; “O Bofe”; “Cavalo de Aço “; “Os Ossos do Barão”;  “Corrida do Ouro”; “Gabriela”; “O Grito”; “O Casarão”; “À Sombra dos Laranjais”; “Nina”; “Sinal de Alerta” e “Pai Herói”.

Em 1980, fez a novela “Chega Mais”,e no ano seguinte fez seu único trabalho na TV fora da TV Globo, que foi “Dulcinéia Vai à Guerra”, estrelada por Dercy Gonçalves, na TV Bandeirantes. Voltou para a TV Globo em 1982 na novela “Terras do Sem Fim”, e em seguida participou de “Elas Por Elas”; “Pão, Pão, Beijo, Beijo”; “Amor com Amor se Paga” e a última, em 1986, foi o remake de “Selva de Pedra”.

Paulo Gonçalves foi casado com a cantora Rosita Gonzalez, conhecida como a “Rainha do Bolero” e que fez parte do quarteto formado nos anos 1980, com mais tres cantoas veteranas, das “Rainhas do Rádio”. 

O ator faleceu em 1º de julho de 1986 de câncer no pâncreas, um mês antes de completar 62 anos de idade.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação