MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO CÉSAR PINHEIRO


Paulo César Pinheiro nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de abril de 1949. Ele é letrista , compositor e poeta brasileiro. Ele morava em Angra dos Reis, quando fez seus primeiros versos. E nessa cidade conheceu João de Aquino, e com ele fez suas primeiras letras.

Foi então que compôs: ” Viagem”, em 1964, música que foi gravada e regravada ínúmeras vezes e é sucesso até os dias de hoje.

Sua vocação foi realmente precoce. Estava com 13 anos quando começou a escrever bonitas letras de música. E aos 14 já se destacou com ” Viagem”.. Era apenas um menino, mas já começou a se ligar a homens famosos da música popular brasileira. Dele se aproximou então o grande violonista Baden Powell. E como o garoto tornou-se companheiro de conversas em bares e encontros musicais, acabou sendo parceiro de vários outros compositores, tais como: João de Aquino,que foi o primeiro, depois Francis Hime, Dori Caymmi, Antônio Carlos Jobim, Ivan Lins,Toquinho, Eduardo Gudin, e Baden Powell, primo de João de Aquino.

Em1968, com Baden compôs ” Lapinha”, que venceu a 1ª. Bienal do Samba, em São Paulo, pela TV Record.. No mesmo ano fez com Francis Hime: ” A Grande Ausente”. Esta ficou em 6º lugar no 3º FMPB, da TV Record. Participou ainda do 3º FIC da Globo, com ” Sagarana” e ” Anunciação”. Em 1969, concorreu ao 4º FIC com ” Sermão”.

Em 1970,partiu com Baden , para uma temporada na Europa. Esteve em Paris, onde fizeram sucesso E, para sorte deles, várias dessas músicas foram gravadas pela cantora que era o maior sucesso de então: Elis Regina. Ela gravou de Paulo César: ” Samba do Perdão”, “Quaquaraquaquá”,”Aviso Aos Navegantes”. E Elisete Cardoso, outro grande nome, gravou: “Refém da Solidão”.

Depois disso Paulo César fez a trilha sonora para a novela: ” O Semideus”, da TV Globo E também a trilha do filme: ” A Vingança dos Doze, de Marcos Farias.. E era ao responsável pelo roteiros dos shows de Baden Powell. Em 1971, lançou: ” Lá se Vão Seus Anéis”, com Eduardo Gudin, que venceu o 4º Festival Universitário , da TV Tupi, do Rio de Janeiro. Em 72, com Baden, ganhou O ” Festival da Espanha”, com a música: ” Diálogo”. Compôs depois: ” Tati”, para o filme de Bruno Barreto. Em 73, fez: ” Agora É Portela”. Foi quando apresentou-se também como cantor. Em 75 e 76, junto com Márcia e Eduardo Gudin, fez o show: “O Importante é Que Nossa Emoção Sobreviva”.

Em 1975, Paulo César casou-se com a grande cantora Clara Nunes.

Ele continuou fazendo trilhas musicais para novelas da Rede Globo de Televisão, sempre com sucesso. Ao todo escreveu 1300 letras, sendo que mais de 700 foram gravadas.Em 2002,em parceria com Dori Caymi, ganhou o Grammy Latino, na categoria: ” Melhor Canção Brasileira”. Em 2003, ganhou o Prêmio Shell, pelo CD : ” O Lamento do Samba”.

Enviuvou de Clara Nunes. o que foi um grande sofrimento em sua vida.

Paulo César Pinheiro é também escritor. Já lançou cinco livros, que são: ” Canto Brasileiro”, ” Viola Morena”, ” Atabaques, Violas e Bambus”, ” Clave de Sal” e ” Pontal do Pilar”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação