MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO BONFÁ


Paulo Bonfá se chama Paulo Roberto Bonfá. Ele nasceu a 31 de janeiro de 1972, na capital paulista. Ele é humorista e apresentador de programas de rádio e de televisão brasileiras.Ele estudou em São Paulo, no Colégio Santa Cruz. Quando adulto fez faculdade de Administração na Fundação Getúlio Vargas. Depois fez Economia na USP, fez extensão em Marketing na San Diego State University e MBA em Comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Foi estagiário, trainee, consultor e representante de uma empresa americana no Brasil.

Sua vida em rádio começou em 1991, na Rádio USP FM. Quando menino, ele tinha como hobby fazer programas, contar piadas, etc. E foi o estilo que impôs em seu programa, quando estreou em rádio profissional.O humorismo logicamente estava presente e seus amigos de infância foram chamados para ajudá-lo no programa: ” Rádio Alegre”. O programa era gravado à noite, pois todos tinham seus trabalhos e eram ocupados.

Em 1993, o programa ,que até então era semanal, passou a ser diário, e tinha esquetes de cinco minutos, que se chamavam: ” Coringas”. Em julho de 95, o grupo se transferiu para a rádio 89 FM. e passou a ser chamado: ” Sobrinhos do Ataíde”, contando com a presença de Bonfá e dos amigos Marco Bianchi e Felipe Xavier.

Bonfá fazia no programa vários personagens, como Pinóculos,Claudinei, Artur, e vários outros. Diz Paulo Bonfá: ” Em pouco tempo eu administrava uma rede informal de 56 emissoras de rádio em todo o país”. O grupo recebeu vários prêmios, inclusive um APCA. Em 1998, os “Sobrinhos do Ataíde” foram para a televisão, se transformando em um programa da TV Bandeirantes.

Entretanto, depois da ida para a TV, a harmonia entre eles deixou de existir e a separação foi inevitável, abrindo espaço para que cada um pudesse seguir produtos individuais.

Em 1999, Paulo Bonfá foiconvidado pela Rede TV! para fazer o programa: “SuperPop”, onde ele iria colaborar e Adriane Galisteu ia apresentar. Depois ele foi convidado para co-apresentar o programa e esteve em 100 programas. No dia 3 de julho de 2000, aconteceu a estréia do programa: ” Tintim Por Tintim”, na Rádio Transamérica FM. E em 17 de julho, na Rede TV!, foi lançado o programa: “TV Fama”, mas Bonfá deixou o canal no mesmo ano.

Então transferiu-se para a MTV, onde apresentou o especial “Rockgol”, ao lado de Marco Bianchi. No início, eram apenas narradores das partidas do torneio que dava nome ao programa, e envolvia os principais músicos do Brasil em partidas de futebol. Porém o sucesso foi tanto que, entre os anos de 2003 e 2010, a dupla apresentou também uma mesa redonda esportiva, só que mais bem humorada e escrachada que as tradicionais, que levou o nome de “RockGol de Domingo”.

No final de 2010, Paulo Bonfá e Marco Bianchi deixaram a MTV, numa total reformulação da grade.

Apesar da carreira em televisão, Bonfá nunca abandonou o rádio. Após a saída da Transamérica FM em 2003, voltou a Rádio 89 FM, onde ficou entre 2004 e 2005. Em 2006, transferiu-se para a Rádio Bandnews FM e apresentou o “Rádio-Blog”. Em 2009, assinou contrato com a OI FM, e desde então faz o programa diário “Totalmente Excelente”.

Paulo Bonfá é também um dos criadores da “Risadaria”, evento anual que acontece desde 2010, e se transformou numa verdadeira feira do humor, que ajuda a promover o gênero como uma forma de cultura.

Em Junho de 2011, é contratado pelo canal de esportes Sportv, para apresentar o programa “Diários do Bonfá”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação