MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO BARBOZA


O nome completo dele é Paulo Roberto Machado Barboza. O radialista, apresentador, jornalista e publicitário, nasceu no dia 14 de maio de 1944, no Rio de Janeiro.

Paulo Barboza começou sua trajetória de comunicador na Rádio Imperial, em Petrópolis/RJ, no feriado de 7 de setembro de 1959. De tanto insistir o jovem Paulo ganhou uma oportunidade dada pelo diretor da radio, Santelmo Jorge. A experiência deu certo e ele passou a comandar um horário aos sábados, para apresentar o “Clube dos Jovens”. Também virou cronista social da juventude no jornal Tribuna de Petrópolis.

Mas Paulo não gostava da sua voz, diferente do padrão grave dos locutores da época. Incentivado pelo diretor, e nessa altura amigo, Santelmo Jorge e pelo novo amigo Flavio Cavalcanti, Paulo Barbosa foi ser repórter.

Foi então contratado pela Petrópolis Rádio Difusora. Se lançou num programa diário, o jornalístico “De Microfone em Punho”. E comandava ainda um noticiário da noite, “Edição Extra”. Resolveu investir em debates, no programa “A Notícia Faz O Show”. Na sequência foi comandar um programa de prêmios e brincadeiras, o “Paulo Barboza Pergunta”. Em 1963 ganhou o prêmio de melhor rádio repórter do Estado do Rio do Sindicato dos Jornalistas, com matéria feita numa sexta-feira, dia 13, à meia-noite, ao vivo do Cemitério Municipal de Petrópolis, entrevistando os coveiros e ouvindo suas histórias fantásticas. Em 1970 estreia no Rio, na Super Rádio Tupi, das 9 ao meio-dia, lançando o “Programa Paulo Barboza”.

Na sua vida radiofônica Paulo Barbosa já empunhou os microfones das rádios Record, Globo, Tupi do Rio, América, Tupi de SP, Capital e Super Rádio.

Paralela a sua dedicação ao microfone Paulo também já comandou programas na televisão. Esteve na Tupi, Manchete, SBT, Record e Gazeta.

Sua estreia na Rede Tupi de Televisão foi comandando “É Lá Que a Tupi Vai” com produção de Herval Rosano e direção de José Messias, para a Tupi Rio.

Em 1980, Paulo apresentou o “Sessão Premiada” no SBT. Em 1983, na TV Gazeta de São Paulo lança o seu show de calouros, o “Programa Paulo Barboza”. Em 1984, de volta ao SBT, Paulo foi o primeiro apresentador do game show “TV Powww!”. Em 1988 ele vai para a Record para apresentar o “Programa Paulo Barboza“.

De 2007 à 2013, Paulo foi jurado do Troféu Imprensa, comandado por Silvio Santos.

Paulo é um grande nome no rádio brasileiro, que nunca abandonou o veiculo, mesmo se dedicando em vários momentos à televisão.

Paulo foi casado por 48 anos com Eliane Barboza, que faleceu em 2015. Tem 2 filhos, Paulo e Alexandra Hermínia e é avô de três netos, Paulo Felipe, Rodrigo e Maria Gabriella.

 

Em 12.11.2017 / M.A.Z.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação