MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO AFONSO GRISOLLI


Paulo Afonso Grisolli nasceu na cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, em 17 de maio de 1934.

Ele foi jornalista, autor, diretor de teatro e produtor e diretor de programas de televisão.

No final da década de 1960, Paulo Afonso Grisolli foi autor da peça “Histórias Para Serem Contadas”, com a qual ganhou o prêmio como Melhor Autor de 1961, no 1º Festival de Teatro Amador do Estado da Guanabara.

Em 1963, ganhou uma bolsa do governo francês, e foi estagiar no Theatre National Populaire (TNP), em Paris, com Jean Villar e no Theatre de la Cite de Villeurbanne, com Roger Planchon.

Voltou ao Brasil em 1965, e logo montou na cidade de Niterói, o Grupo Mambembe e dirigiu o clássico “Electra”, de Sófocles. Depois, na cidade do Rio de Janeiro, com o grupo Teatro de Repertório, dirigiu “Mortos Sem Sepultura”, de Jean Paul Sartre.

Em 1966, dirigiu “Onde Canta o Sabiá”, de Gaston Tojero, e no ano seguinte ganhou Menção Honrosa por seu texto “A Sagrada Família”. Em 1968, criou o grupo A Comunidade, sediado no MAM- Museu de Arte Moderna de São Paulo e atuou e dirigiu “A Parábola da Megera Indomável”. Em 1970, dirigiu “Alice no País Divino-Maravilhoso”, de sua autoria, em parceria com Sidney Miller, Tite de Lemos, Luiz Carlos Maciel e Marcos Flaksman. De 1968 e 1972, Paulo Grisolli foi diretor de shows musicais no Teatro Casa Grande

Na Televisão, Paulo Afonso Grisolli ingressou em 1973 na Rede Globo de Televisão, onde criou a faixa de minisséries na emissora, dirigindo ”Lampião e Maria Bonita”, de 1982 e “Bandidos da Falange”, de 1983. Também dirigiu na emissora o seriado “Malu Mulher” e vários teleteatros do programa “Caso Especial”

Mudou-se para Portugal em em 1992, onde dirigiu telenovelas portuguesas para a SIC e para a RTP, emissoras importantes daquele país.

Paulo Afonso Grisolli veio a falecer em 23 de dezembro de 2004, em Cascais, no litoral de Portugal, onde vivia, aos 70 anos de idade, após um infarto.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação