MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULINHO TAPAJÓS


Seu nome completo era Paulo Tapajós Gomes Filho. Nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1945. E morreu em 25 de outubro de 2013, também no Rio de Janeiro. Foi compositor, cantor, produtor musical, escritor, arquiteto. Trabalhou em teatro,televisão, cinema , rádio e em shows musicais. Deixou inúmeros discos gravados.

Sua vida:

Paulinho Tapajós nasceu em uma família inteiramente musical. Seu pai, Paulo Tapajós, também foi cantor, compositor, radialista. Era diretor artístico da Rádio Nacional, a mais importante emissora de rádio do Brasil. Os irmãos de Paulinho também encaminharam- se para a música. Seus nomes: Maurício Tapajós e Dorinha Tapajós.

Paulinho, mesmo garotinho, gostava de ir com o pai à Rádio Nacional. E para ele nada melhor do que ouvir música, conviver com artistas e ficar amigo deles, como o fez com: Emilinha Borba, Marlene, Radamés Gnatalli, que frequentavam a casa de seus pais.Quando entrou na adolescência, Paulinho estudou violão e na década de 60, começou sua carreira artística.

Fez faculdade de Arquitetura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, formando-se em 1971.Pensava: “ Arquitetura também é arte”.

Em 1968, Paulinho participou do projeto: “ Música Nossa”, que reunia compositores, cantores. Nesse ano, fez sua música: “ Madrugada”, em parceria com Arthur Veroca. Depois, entre os anos de 68 e 1970, entrou em vários festivais de música e já começou a ganhar prêmios.

Entrou no “lll Festival Internacional da Canção”, com a música: “Andança”, em parceria com Edmundo Souto e Danilo Caymmi. E eles ganharam o 3º lugar. Mas “ Andança”, com o passar dos anos, foi ganhando tanta importância, que foi gravada 300 vezes diferentes.

Entrou no “lV Festival Internacional da Canção”, quando Paulinho ganhou o 1º lugar, na fase nacional, com “ Cantiga por Luciana”( Hoje com mais de 100 gravações).

Aí Paulinho passou a ser produtor musical, função que exerceu por toda a vida.

Passou então a fazer trilhas sonoras de novelas. Para a TV Globo, fez músicas para as novelas: “ Irmãos Coragem”,” A Próxima Atração”, “ Assim na Terra, Como No Céu”, “ Verão Vermelho”, “ O Cafona”,” Minha Doce Namorada”,”Água Viva”,” O Direito de Amar”. Para a TV Bandeirantes, fez: “Tempo de Viver”. Para a TV Tupi, fez trilha sonora para: “ As Divinas e Maravilhosas”.Para o SBT, fez música para: “ Os Ricos Também Choram”

Em 1974, Paulinho gravou seu 1º LP: “ Paulinho Tapajós” e “ Clara”. Em 79,lançou o LP: “ A História se Repete”.Em 1981: “ “ Amigos e Parceiros”. Em 83: “ Coisas do Coração”.

Em 1984, fez a música da Escola de samba: “ Unidos do Cabuçu”, com enredo de sua autoria, em parceria com Edmundo Souto, Iba Nunes, e Luiz Carlos da Vila. E a escola venceu.

Fez, a seguir, a trilha sonora da peça infantil: “ Sapatinho de Cristal”, encenada por Lucinha Lins.Em 1996, lançou o CD: “ Coração Poeta”. Em 1998, lançou outro CD: “ Reencontro”. Em 2002, ele assinou a produção musical do“ “Acústico” de Jorge Benjor-( CD, DVD e musical de TV). Em 2003,foi lançado o CD : “ O Lirismo de Paulinho Tapajós”( Este trabalho ganhou o prêmio: “ Melhor CD Tributo – pelo “Jornal das Gravadoras”). Em 2005, lançou o CD: “ Viola Violão”. Em 2006, lançou o CD: “ Par ou Ímpar”. Em 2008, lançou outro CD: “Preparando A Canção”.

Seu trabalho como escritor:

Publicou em 1986: “ De Versos”, que teve ilustrações de Ziraldo. Depois publicou: “ Verde Que Te Quero Ver”, “ Aprenda com o Verde”, “ Eternos Meninos”,” Janjão, O Anjo Doidão”,” Pé de Sonhos” , Amor de Índio”,” Cometa Coração”, “ Victor James”, “ Boi da Cara Pintada”, “ Betinho, Corpo Magrinho,Coração Grandão”,” Eternos Meninos”.

Na área infantil, ele foi responsável pel produção de “ Brinque-book: Cnt e dança” ( Livro e fita cassete).

Ele participou da diretoria da União Brasileira de Compositores_ UBC.

Para tristeza de todos, Paulinho Tapajós faleceu em 25 de outubro de 2013.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação