MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PATRYCIA TRAVASSOS


O nome completo da atriz e apresentadora Patrycia Travassos é Patrícia de Resende Travassos. Em verdade, por causa da numerologia, ela mudou seu nome para Patrycia Travassos, inclusive em seus documentos. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de maio de 1955. E ela é mais do que atriz e apresentadora. Ela é também escritora, faz teatro, cinema, é compositora de músicas, prepara roteiros. Tem várias atividades. È uma moça bastante inteligente e conceituada.

Sua carreira artística começou nos anos 70. no grupo teatral: ” Asdrubal Trouxe o Trombone”, ao lado de Regina Casé,Evandro Mesquita, Luiz Fernando Guimarães e outros. Na ocasião atuou nas peças; ” Trate-me Leão”, ” Aquela Coisa Toda”. Anos mais tarde, voltou ao teatro e fez as peças: ” A Partilha”, de Miguel Falabella,” Capital Estrangeiro”,de Sílvio de Abreu, ” No Escurinho do Cinema”, de Luiz Carlos Goés e “5 X Comédia”.

Nos anos 80, Patrycia dedicou-se a fazer músicas. Compôs várias canções e dirigiu espetáculos da banda de rock ” Blitz”.

No cinema, ela participou de roteiros, nos filmes: ” Lua de Cristal”, e outros. Como atriz, fez: ” O Mentiroso”, “Lili,A Estrela do Crime”,” A Hora Mágica”e ” Xuxa Gêmeas”. O filme: ” O Mentiroso”, de Werner Schunemann, foi vencedor, como Melhor Filme, no Festival de Brasília.

Patrycia Travassos entrou na Rede Globo de Televisão em 1980. Ela criou e escreveu o seriado de muito sucesso: ” Armação Ilimitada”. Depois foi roteirista dos programas: ” TV Pirata”, ” Delegacia de Mulheres”, ” Vida Ao Vivo”, ” Sex Appeal” e ” Olho No Olho”.

Como atriz, da Globo, fez em 1987:” Brega e Chique”. Em 88: ” Bebê a Bordo”. Em 91:” Vamp” e Amazônia”. Em 93: ” Olho No Olho”. Em 95: ” A Próxima Vítima”.Em 96: ” Vira- Lata”.Em 2001: “As Filhas da Mãe”. Em 2005: ” A Lua Me Disse”.Em 2007, Patrycia passou para a Rede Record e entrou na novela: “Caminhos do Coração”, no papel de Irma Mayer. Fez em seguida: ” Os Mutantes- Caminhos do Coração”, no ano de 2008. “Ribeirão do Tempo”, entre 2010 e 2011. Já no ano de 2014, fez a série “Milagres de Jesus” e a novela “Vitória”.

Como escritora, Patrycia Travassos publicou” Esse Sexo É Feminino”. E ela tem um programa importante no Canal NGT, que é o ” Alternativa Saúde”. Também tem uma crônica na revista ” Marie Claire”. Ainda apresenta o programa “Alternativa Saúde”, no canal a cabo GNT e é colunista da revista Marie Claire.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação