MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PASCHOAL CARLOS MAGNO


Paschoal Carlos Magno nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de janeiro de 1906.

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da cidade do Rio de Janeiro na Turma de 1929, o depois embaixador Paschoal Carlos Magno foi um dos nomes mais importantes do Teatro Brasileiro do século XX.

Ele foi o idealizador e fundador do Teatro do Estudante do Brasil, que levou a criação do Teatro Duse, também no Rio de Janeiro.

Com Abdias do Nascimento ajudou a fundar o Teatro Experimental do Negro, e como vereador perante a Camara Municipal do Rio de Janeiro entre 1951 e 1955, ajudou muito as artes dramáticas e a Cultura carioca.

Em 1949, ele criou o “Festival Shakespeare” na cidade do Rio de Janeiro, encenando os mais conhecidos títulos do célebre autor inglês, e depois criou o “Festival Nacional de Teatros de Estudantes” que durou seis anos na capital pernambucana.

Em 1965, ele criou a Aldeia de Arcozelo, em Paty dos Alferes, no Estado do Rio de Janeiro, onde hoje funciona o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

Critico de Teatro do jornal Correio da Manhã por décadas, Paschoal Carlos Magno foi vice- presidente da SBAT entre 1958 e 1959. Foi homenageado pelo escritor Carlos Drummond de Andrade ao completar 70 anos de idade com uma crônica publicada no Jornal do Brasil.

Faleceu no Rio de Janeiro, aos 74 anos, em 24 de maio de 1980.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação