MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PARAGUASSÚ


O nome do cantor Paraguassú era Roque Ricciardi. Ele nasceu em 25 de maio de 1894, na capital paulista, no bairro do Brás.. E faleceu na mesma cidade, em 5 de janeiro de 1976.

Era cantor ,músico e compositor.

Filho de imigrantes italianos, nasceu e se criou no mesmo bairro. Era conhecido como o “ italianinho do Brás”. Aos 18 anos já era o melhor seresteiro do bairro. Aprendeu a tocar violão com um vizinho e ele próprio criou alguns métodos nessa arte, que são utilizados até hoje.

Aos 14 anos já se apresentava tocando e cantando em um café e foi convidado para participar do circo Spinelli. Na década de 20, fez gravações para a CASA EDISON. Ele foi o primeiro cantor a se apresentar no rádio paulista,em 1923, na inauguração da Rádio Educadora Paulista, no Palácio das Industrias. Foi acompanhado pelo Trio Bandeirante, composto por Alberto Marino, Ernesto Bevilacqua e Artidoro Pigali. Cantou também com o maestro Gaó.

Em 1927, entrou para a gravadora Columbia e gravou vários sucessos, sendo o primeiro deles: “ Madalena”. Quem o acompanhou foi Canhoto, que veio a ser muito famoso mais tarde. Paraguassú gravou mais de 150 músicas. Cantava modinhas, toadas sertanejas, como: “ Luar do Sertão”, “ Tristeza do Jeca”. Ele participou da série de Cornélio Pires, quando gravou com o pseudônimo de Maracujá. Seu último grande sucesso foi: “ Perdão Emília”, em 1945.

Paraguassú cantou em muitos estados do Brasil. No carnaval de 1935, ganhou o 1º e o 2º prêmios da Prefeitura de São Paulo, com os sambas: “ Vagabundo” e “Saberei me Vingar”.

Livros que publicou:” Siá Maria”, “ Sai, Tarambê”, “Lira de Paraguassú,” “Buquê de Rimas”.

Em 1960, a gravadora Musicolor regravou muitas músicas de sucesso de Paraguassú. Em 1º de ulho de 1974, Fernando Faro, famoso produtor da TV Cultura de São Paulo,o homenageou em um programa especial.

Morte: Paraguassú faleceu no Brás, onde sempre viveu, aos 86 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação