MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAGANO SOBRINHO


O nome completo de Pagano Sobrinho era Fioravante Pagano Sobrinho, e ele nasceu em 11 de novembro de 1912, na cidade de São Paulo.

Ele foi de rádio e de televisão e considerado por muitos anos como o maior humorista paulista. Começou a trabalhar como contínuo, em repartição pública, mas sua veia humorística logo aparecia, em qualquer lugar onde estivesse. E assim começou a trabalhar em rádio em 1937, na Rádio Difusora de São Paulo. Inicialmente era radioator, mas logo participou de programas humorísticos.

Pagano Sobrinho trabalhou depois nas Rádios Difusora, Record, Bandeirantes e Tupi. E também na TV Tupi. Na emissora pioneira do Brasil, Pagano Sobrinho apareceu logo na inauguração. O tipo que fazia, ainda no rádio e depois em TV, era ao vivo e no palco, onde contava piadas, e encarnava personagens quase sempre bem paulistanos e muitas vezes “puxados a italianos do Brás”.

Apresentou na TV Record um programa de muito sucesso nos anos 1960, que foi o “É Proibido Colar Cartazes”, onde recebia calouros e contava muitas piadas.

Também atuou no humorístico “Praça da Alegria”, onde interpretava um tradutor de uma pseuda milionária inglesa, a Lady Grace Benedita.

No Cinema atuou nos filmes “A Estrada”; “Barbabé, Tu ès Meu”; “Casei-me com um Xavante”; “Vou Te Contá”; “O Homem das Encrencas” e “O Bandido da Luz Vermelha”.

Pagano Sobrinho morreu de um infarto, em São Paulo, em 23 de outubro de 1972, aos 62 anos de idade.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação