MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


OSNY SILVA


Seu nome completo era Osny Rufino da Silva Gomes. Ele nasceu na capital paulista, em 21 de outubro de 1919. E faleceu em 20 de julho de 1995, na Praia Grande, litoral paulista. Foi locutor, cantor e compositor. Deixou muitos discos gravados.

Sua vida:

Sua vida começou simples. Era filho de um motorista e uma governanta de casa de família.Eram pobres, mas os pais o puseram para estudar no Liceu Coração de Jesus, um bom colégio . Ele tomou parte do coral “ Canarinhos Liceanos”. Gostava de cantar.Teve então aulas de piano e violino. Foram aulas particulares. Quando tinha 16 anos, porém, o pai o achava “ meio sem juízo” e o colocou no serviço militar, par corrigir a vida irregular que levava.

Em 1939, arranjou emprego de operador de som, na Rádio Educadora Paulista,( que hoje é Rádio Gazeta). Queria, porém, ser cantor. Ao lado de Nelson Gonçalves, que era seu amigo, fez testes em outra rádio, mas tanto ele, quanto Nelson, foram reprovados. Inconformado, continuou em seu trabalho, mas lhe apareceu a chance de substituir um cantor que faltou.na própria Rádio Educadora. Ele se ofereceu para substituir, e se saiu muito bem. Deixaram que continuasse cantando, embora não lhe pagassem nada, só mesmo o salário de operador.

Em 1940, assinou contrato com a Rádio Tupi de São Paulo e lhe ofereceram 400.000 reis. Ele ficou muito contente.Já era cantor.

O maestro Spartaco Rossi, importante e conhecido, o chamou para gravar: “ A Manolita”( que tinha o título de: “ As Cartas Não Mentem Jamais”). E o sucesso foi total. Osny cantou essa música a vida inteira. Não havia um show que fizesse, em que o público não a pedisse. Foi na gravadora: “Columbia”, e teve 80.000 cópias vendidas- um sucesso na época.

Nos três anos seguintes, fez várias outras gravações,pela “ Continental”

Em 1951, Osny gravou: “ Campeão dos Campeões”- Hino do Corinthians.

Osny ganhou, nesse ano o troféu: “ Roquete Pinto”. De “ Melhor Cantor”. Passou para a Rádio Nacional. Gravou mais duas músicas, pela “ Odeon”, que foram: “ Bandolim Ao Luar” e “ Violino Cigano”. Ganhou outra vez o “Roquete Pinto”Gravou depois: “ Funeral dum Rei Nagô”.

Estreou depois como compositor, com o fox: “ Adeus” e “ Minha Prece”

Ele era muito considerado. Seus slogans: “ A Mais Bela Voz do Rádio Paulista”. Fez excursões por Argentina e Chile. Na Argentina era chamado pelo slogan: “ A Voz Triunfal das Américas”.

Ao todo ele gravou 76 rpm no Brasil. Fez cerca de 47 discos, com 78 músicas. Fez LPS: “ Osny Silva Canta Melodias Famosas”, “Canta”, “ América”, “Pisando Corações”, “ Minha Canção de Amor” e outras.

Foi funcionário da Socinpro. Em 1967, foi para a Rádio Mundial.

Em 1973, afastou-se da vida artística e foi morar na Praia Grande. Faleceu em 1995, com 75 anos de idade. Para muitos foi o maior cantor que o Brasil já teve.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação