MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


OSMAR SANTOS


Osmar Santos nasceu na cidade deOswaldo Cruz, interior de São Paulo em 28 de julho de 1949. Formou-se emdireito e em educação física, na capital paulista. Começou a trabalhar desdecedo no interior do estado, sempre na área da comunicação. Inteligente,falante, logo que veio para São Paulo , conseguiu emprego como locutoresportivo. Esteve nas Rádios Jovem-Pan, Record, Globo. Trabalhou também nasemissoras de televisão Rede Globo, Rede Record, Rede Manchete. E semprecomandava pessoas muito inteligentes e que ficaram famosas. Fizeramparte de sua equipe: Fausto Silva, Luiz Alfredo, Zagallo, Roberto Carmona,Henrique Guilherme, Juarez Soares, Oscar Ulysses , Ednei Edson,OswaldoMaciel,Carlos Aymard e outros. Ele, sempre criativo, foi o autor de váriosbordões adorados pelo público dos estádios, como: “Parou por quê? porquê parou?”, que o público grita até hoje . E seus frases:”Ripa na Chulipa”; “Pimba na Gorduchinha”. Foi Osmar Santosquem irradiou a Copa do Mundo de 1986, como primeiro narrador, sendo GalvãoBueno o segundo. Na Rede Manchete, fez sucesso entre as décadas de 80 e 90,apresentando o programa “Osmar Santos Show”. Fezmuito sucesso também com o programa de rádio:”Balancê”, ondecome;ou sua parceria com Fausto Silva.

Osmar Santos teve muita notoriedade,quando se tornou o locutor dos comícios das “Diretas Já” e foientão convidado para se candidatar como deputado federal, mas não aceitou.Tudo o que queria na vida era mesmo se comunicar, diante de ummicrofone.ou de uma câmera de televisão. E o fazia como ninguém.

Mas o destino foi implacávelcom ele. Osmar Santos sofreu um enorme desastre de automóvel em umarodovia paulista, que o afetou inteiramente e inclusive tirou suafala. O desastre foi em 22 de dezembro de 1994.

Hoje, após incontáveis exercíciose o apoio dos irmãos, Oscar Ulysses e Ednei Edson, que também sãolocutores esportivos, Osmar Santos se comunica com as pessoas através de apenas35 palavras e um imenso sorriso, sempre estampado em seu rosto.

Em 2005, foi criado o Troféu OsmarSantos, concedido aos primeiros colocados no Campeonato Brasileiro de Futebol.

Osmar Santos hoje é também pintore seus quadros vendem bastante,em várias galerias brasileiras.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação