MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


OSCAR NIEMEYER


Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907.

Ele estudou na Escola Nacional de Belas Artes, onde conheceu Lúcio Costa, urbanista que colaborou com ele primeiro no projeto para o Ministério da Educação  e Saúde, que é o atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e depois na concepção e construção de Brasília, como a capital federal do País.

Em 1956, Oscar Niemeyer foi convidado  pelo presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, para projetar todos os prédios públicos da noca capital federal. São seus os projetos do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, do Palácio da Alvorada, da Catedral de Brasília e do Supremo Tribunal Federal.

São de sua autoria também obras representativas como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói; o Edificio Copan e o Memorial da America Latina, em São Paulo; o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e o Complexo da Pampulha, em Belo Horizonte.

Ele deixou o Brasil após o Golpe Militar de 1964 e viveu em Paris até 1980, quando retorna ao Brasil com a abertura política e a anistia aos exilados políticos. Nessa época, projeta o Sambódromo do Rio de Janeiro; o Memorial JK e por ser um grande amigo de Adolpho Bloch, todo o projeto arquitetônico do Edifício Manchete, no Bairro da Gloria, no Rio de Janeiro.

Niemeyer completou seu centenário em 2007, perfeitamente lúcido, e recebeu o título de Comendador da Ordem Nacional da Legião de Honra, concedido pelo governo da França.

Ele faleceu no Rio de Janeiro, poucos dias antes de completar 105 anos de idade, a 5 de dezembro de 2012, em decorrência de uma infecção respiratória.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação