MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ORLANDO SILVA


O nome completo do cantor Orlando Silva era Orlando Garcia da Silva. Ele foi tão popular, que ficou conhecido como o ” Cantor das Multidões”. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 3 de outubro de 1915. Nasceu na rua General Clarindo, hoje rua Augusta, no bairro de Eugênio de Dentro.

Seu pai era José Celestino da Silva, violonista, que participava com o famoso Pixinguinha, em serenatas e festas. Seu pai, porém , faleceu de gripe espanhola prematuramente. Orlando, que sempre acompanhava o pai, continuou frequentando o ambiente, pois gostava muito de violão e era fã dos cantores do momento como Carlos Galhardo e Francisco Alves.

Orlando Silva lançou-se logo ao trabalho. Foi estafeta, sapateiro, vendedor de tecidos, de roupas, trocador de ônibus, office-boy. Quando, porém, como office-boy saltou de um bonde, certo dia foi atropelado e feriu-se gravemente, tendo sido operado e perdido parte do pé.Ficou um ano inativo, o que o prejudicou muito, pois ele sustentava a família.

Ele tinha um amigo que era artista, de nome Bororó. E foi ele que o apresentou ao cantor Francisco Alves. O cantor o levou em seu carro e Orlando foi cantando. Isso foi o suficiente para Francisco Alves gostar muito de sua voz e o lançar imediatamente na Rádio Cajuti, do Rio. Por seis ou sete anos, Orlando Silva ficou cantando nessa rádio e todos gostaram tanto, que o apresentador Oduvaldo Cozzi o cognominou: ” O Cantor das Multidões”. Ele foi considerado o cantor de mais bela voz do Brasil.

Esse episódio aparece assim no filme do mesmo nome: ” O Cantor das Multidões”.

Seus sucessos foram inúmeros: ” A Jardineira”;” A Última Estrofe”;” Abre a Janela”; “Alegria”; Aos Pés da Cruz”; “Amigo Leal”;” Atire a Primeira Pedra”;” Brasa”; ” Caprichos do Destino”; ” Carinhoso”; “Cidade Mulher”;” Curare”;” Errei, Erramos”; ” Lábios que Beijei”; ” Lero-Lero”; ” Mágoas de Caboclo”; ” Mal-Me- Quer”; ” Meu Consolo é Você”; ” Meu Romance”; ” Nada Além”; ” Número Um “; ” Pecadora”; ” Quero Beijar-te Ainda”; ” Quero Dizer-te Adeus”; ” Rosa”. “Sertaneja”;” Súplica”. Muitas dessas músicas ainda são tocadas nos dias de hoje.

Orlando Silva faleceu em 7 de agosto de 1978.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação