MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


OMAR CARDOSO


Omar Cardoso foi, por muito tempo, o maior astrólogo doBrasil.Ele nasceu em Ribeirão Prato, em 1921, e seu nome de batismo eraHomar Henrique Nunes. Ele começou a estudar astrologia ainda garoto,adolescente, por influência de seu pai, que se chamava Sadi Nunes. Como locutorde rádio estreou aos 19 anos, na Rádio Espírita, e logo passou para a RádioSão Paulo,onde ficou por muitos anos. Teve crescentes índices de audiência.Ele era também um precursor do positivismo, Iniciava todos os seus programas derádio , com a frase:”Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cadavez melhor”. Ele trabalhou em diversos jornais paulistas, em diversasemissoras de rádio e de televisão . Suas previsões eram respeitadas em todo oterritório nacional e ele o fazia principalmente pelo programa”BomDia Mesmo”.E seu horóscopo anual atingia a incrível tiragem de 300.000exemplares. E ele também escrevia em 140 jornais. Liderava ainda um grupoempresarial, responsável pela produção de chaveiros, brindes, adesivos, ehoróscopos computadorizados,usando a astrologia como instrumento de vendas eque eram distribuídos em todo o território nacional.

Também teve programa detelevisão, e suas orientações eram bastante seguidas. Apesar disso, erroualgumas coisas e com isso foi duramente criticado,como por ter dito que a lllª Guerra Mundial iria eclodir no Oriente Médio em 1973, o que felizmentenão aconteceu. Mas de outras vezes acertou, como foi o caso do nascimentode primeiro filho de Pelé . O astrólogo afirmou que iria sermenina, e os médicos diziam que seria menina e nasceu Kelly Cristina, umamenina.

Em 1977, com a saúde abalada, Omar Cardoso montou umestúdio em sua chácara, perto de Campinas, onde gravava seus programas derádio, que estavam sendo transmitidos pela Rádio Bandeirantes. Mas ele veio afalecer em 22 de novembro de 1978, aos 57 anos de idade.

Antes de falecer,ele criou o Instituto Omar Cardoso e o trabalho continuou e até decuplicou,pois o instituto usa os meios de comunicação de rádio,televisão,internet e mídia impressa, ou seja, jornais, revistas, etc.Sendoassim, a história do rádio e da televisão, não pode jamais sercontada, sem que se cite o nome do grande Omar Cardoso.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação