MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


OLNEY CAZARRÉ


Olney Cazarré nasceu no Rio de Janeiro, em 14 de maio de 1945.

Filho dos atores Darcy Cazarré e Dea Selva, era também irmão de Older Cazarré, que como ele foi ator, comediante e dublador Assim como o irmão, Olney começou sua carreira artística pelo Cinema. Fez uma aparição no filme “Mãe”, já em 1948, quando estava com apenas 3 anos.

Possuía uma voz considerada muito versátil, o que o fez trabalhar como dublador por mais de 20 anos, dublando o Pica-Pau, o coelho Ricochete e James Stephens, entre outros. 

A partir de 1973, apareceu em vários filmes: “A Super Fêmea”; “Regina e o Dragão de Ouro”; “O Supermanso”; “Quando Elas Querem e Eles Não”; “Passaporte para o Inferno”; “A Guerra dos Pelados”; “Doramundo” e “Os Paspalhões em Pinóquio 2000”.

Em 1973 também entrou para a Televisão e para as novelas, estreando em “Rosa dos Ventos”, na TV Tupi, e depois atuou também em “Meu Rico Português” e “Os Apóstolos de Judas”, ambas de Geraldo Vietri e na TV Tupi.

Em 1978, Olney Cazarré passou para a Rede Globo de Televisão e participou do programa “Planeta dos Homens“. No ano seguinte estava na novela “Feijão Maravilha“, e em seguida esteve no seriado “Amizade Colorida” e no programa “Chico Anysio Show“.

Seu último trabalho na TV foi na “Escolinha do Professor Raimundo“, em 1990, na TV Globo, onde vivia o personagem João Bacurinho.

Olney Cazarré veio a falecer na cidade do Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1991, vítima de complicações cardíacas.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação