MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ODETE AMARAL


A cantora Odete Amaral nasceu na cidade fluminense de Niterói, em 28 de abril de 1917 e faleceu em 11 de outubro de 1984.

De família bem simples, Odete era a filha mais nova de um casal de lavradores. Bem pequena, Odete acompanhou a família que se mudou para o Rio de Janeiro. Fez o curso primário no Colégio Uruguai, tendo entrado aos seis anos de idade. Depois disso, Odete arranjou emprego como bordadeira, na “ América Fabril”, mas como era esforçada, continuou estudando à noite.Tinha muito boa voz e então era convidada sempre a cantar em festas da escola, em festas de aniversários de amigos e até em teatros.

Sua irmã a admirava e então a levou para um teste na Rádio Guanabara, em 1935. Acompanhada por Felisberto Martins ao piano e por Pereira Filho ao violão, Odete cantou: “ Minha Embaixada Chegou”, de Assis Valente e foi aprovada com louvor.

Com o sucesso do teste, foi convidada para cantar no programa:: “Suburbano”. Depois, Almirante, que era muito importante no rádio da época, a convidou para a Rádio Clube do Brasil. Em seguida foi para a Rádio Ipanema. E assim esteve em várias emissoras, como: Sociedade, Philips e Cruzeiro do Sul. Em seguida , atuou em teatro, cantando: “Ganhou, Mas Não Leva”, de Milton Amaral, no Teatro João Caetano.

Em 1936, gravou seu primeiro disco , pela Odeon. Cantou os sambas: “ Palhaço”, de Milton Amaral e Roberto Cunha e “ Dengoso”, também de Amaral. Ari Barroso levou Odete para a Victor e ali ela lançou: “ Colibri” e a batucada: “ Foi de Madrugada”. Também fez coro em gravações de colegas, como Francisco Alves, Mário Reis, Almirante.Assinou então contrato com a Rádio Mayrink Veiga e fez o filme: “Bonequinha de Seda”, de Oduvaldo Viana, com produção da Cinédia.Recebeu de César Ladeira o slogan de: “ A Voz Tropical”

Em 1938, Odete casou-se com o também cantor Ciro Monteiro. Eles tiveram um filho,mas se separaram em 1949. Nesse período, ao lado do marido, fez muitas gravações e muitos shows.Gravou: “ Sinhá, Sinhô,” Bem Querer”. Em 1945, gravou seu maior sucesso: “ Murmurando”. Em seguida, foi para a Rádio Tupi. Em 1957, gravou seu 1º LP: Tudo Me Lembra Você”. Em 61, fez o filme: “ Samba em Brasília”. Seu 2º LP, fez com seu filho Ciro Jr, e foi: “ Do Outro Lado da Vida- Os Que Perderam a Liberdade Contam Assim Sua História”. Nesse disco, salientou-se a música: “Luar de Vila Sônia”.

Odete Amaral continuou gravando por vários anos ainda. Ela veio a falecer, na cidade do Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1984. Estava com 67 anos de idade.

Dentre as músicas de sucesso, citemos: “ Luar da Vila Sônia”, “ Murmurando”, “Não Pago o Bonde”, “ Vem Amor”, “ Diz que Vai, Vai”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação