MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


OCTÁVIO FRIAS DE OLIVEIRA


Octávio Frias de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro,em 5 de agosto de 1912 e faleceu em São Paulo, em 29 de abril de 2007. Foi jornalista, editor e empresário brasileiro. Filho de Luís Torres de Oliveira, juiz de direito, na localidade de Queluz, e de dona Elvira Frias de Oliveira.

Foi o proprietário (ou publisher) do conglomerado Folha da Manhã, empresa que edita o diário Folha de S. Paulo, o jornal Agora, o maior portal de internet do país, Universo Online (UOL), Instituto Datafolha, a editora Publifolha, a gráfica Plural e o diário econômico Valor, em conjunto com as Organizações Globo. Descendente de uma tradicional família, ao chegar à adolescência, sua família encontrava-se em dificuldades financeiras. Em conseqüência, logo teve de trabalhar. Seu primeiro grande negócio foi o Banco Nacional Imobiliário (BNI), banco especializado em imóveis que, entre outros empreendimentos, financiou o Edifício Copan. Em 1960 construiu a Rodoviária da Luz. Os jornais Folha da Manha, Folha da Tarde e Folha da Noite se transformaram em Folha de S.Paulo e, em 1962, comprou a Folha de S.Paulo de Caio de Alcântara Machado, em sociedade com Carlos Caldeira Filho. Criaram o Grupo Frical (Frias e Caldeira). Em 1965, os dois assumiram o comando da TV Excelsior.

Eles compraram a emissora de Alberto Saad e Edson Leite, que haviam adquirido as ações da família Simonsen, no mesmo ano. Ainda em crise, a Excelsior voltou para a mão dos Simonsen em 1966. Em 1970, a Frical passou a coordenar a criação da TV Gazeta, canal 11 de São Paulo. Octávio Frias chegou a presidir a Fundação Cásper Líbero. Antes mesmo da emissora completar cinco anos, a Frical desligou-se da Fundação.

Para a televisão, uma de suas principais contribuições, foi a criação do Instituto Datafolha, sempre presente nas pesquisas televisivas e principalmente em época eleitoral, no resultado e na apuração de votos e de boca-de-urna.

Voltando à 1962, o recém-adquirido jornal Folha de S.Paulo estava deficitário financeiramente. Octávio Frias e Carlos Caldeira salvaram a empresa, sendo toda ela reorganizada industrialmente. A Folha de S.Paulo se tornou o maior e o mais influente jornal do Brasil. Um dos seus filhos, Luís Frias, é o atual presidente do conglomerado Folha; o outro, Otavio Frias Filho, é o diretor de redação do jornal.

Sua atuação na imprensa era de liberalidade com os governantes e grupos econômicos e a diversidade de visões que guardava em seus veículos de informação. Em novembro de 2006, sofreu uma queda doméstica e foi submetido a um cirurgia para remover um hematoma craniano. Faleceu aos 94 anos, às 15h25 de 29 de abril de 2007, por insuficiência renal grave. Deixou a viúva dona Dagmar Frias de Oliveira, e os filhos Maria Helena, Otavio, Maria Cristina e Luís. Foi pranteado em todo o Brasil e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial por três dias.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação