MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NORMA AVIAN


Norma Avian nasceu na cidade de Penápolis, estado de São Paulo, em 30 de março de 1929.

Filha de Olimpo Avian e Tarcisa Balamuti, italianos. Com 3 irmãos mais velhos, desde menina Norma gostava de cantar., mas , como era tímida, não se exibia. Mudou com a família para Londrina, Paraná, onde ficou até os vinte anos. Só então veio para a capital paulista. Seu pai, que era um construtor, quando chegava em casa, gostava de cantar. Isso alegrava muito a menina, que com apenas 6 anos ganhou do pai músicas, partituras, e ele as ensinou.

Um dia Norma ouviu um violino e encantou-se.Percebeu, ela própria, que tinha ouvido muito afinado, e , aos poucos, foi percebendo também que tinha voz privilegiada.E, na verdade, ao ouvir uma música apenas uma vez, aquilo já entra em seu ouvido Mas vivendo ao lado dos pais e dos irmãos, ajudava a mãe, que costurava para fora. Uma vez, por conta própria, foi à Rádio Propaganda e cantou. Ganhou o primeiro lugar, cujo prêmio era só um par de sapatos. Depois, alguns anos mais tarde, uma amiga a levou para a Rádio de Londrina Colocaram-na para cantar a música: Ave Maria de Gounot ou de Shubert todas as tardes, às 6 horas.

O resto do dia trabalhava em uma livraria. Em 1949, já na capital paulista, cantou em várias emissoras, mas sempre tendo emprego paralelo. Por fim, foi contratada pela Rádio Tupi e fazia parte de um trio com Estela Camargo, irmã de Hebe Camargo, e Lourdinha Pereira.. Eram chamadas “As três meninas”. Mas como Norma ainda era funcionária do Senac, acabou por se cansar e pedir para sair da rádio. Depois passou a cantar na Rádio Excelsior, que já erana zona mais central da cidade. Isso facilitava para Norma. Ela, fazia parte do :”Trio Itapuã”. Começarameles a fazer gravações naGravadoraCopacabana.

Eram boleros e musicas brasileiras.Discos de vinil e um microfone só, para as três. Cantou depois na Rádio Nacional e depois apresentou-se na TV Paulista. Cantava também em boates, e em shows. Aí Norma passou para a TV Record, onde ganhou programa individual. Foi quando i conheceu Júlio Nagib, produtor musical, com quem veio a se casar, em 1959.

Cantava com regional, e também com grandes orquestras. E continuava a fazer discos, que eram muito elogiados, por sua voz magnífica. Mais tarde passou a fazer jingles também. Norma ganhou o prêmio Roquete Pinto como Cantora Revelação Fez um disco de músicas italianas pela Columbia, que hoje é Sony, com o qual fez muito sucesso. Depois passou para o Conjunto Farroupilha e viajou muito. Apesar de ser ótima cantora, Norma resolveu continuar os estudos e formou-se em Psicologia. Função que passou a exercer, com muito esmero.

Hoje, viúva de Júlio Nagib, afastou-se da televisão e do rádio. Mas integrou o Conjunto de Ontem e de Hoje, com Wilma Camargo, Manoel Bittencourt e Triana Romero. Gravaram juntos um disco, muito apreciado Todos os que os assistem se comovem às lágrimas. Mas o conjunto se desfez, pelo falecimento do companheiro Manô, como era chamado carinhosamente Manoel. Mulher muito reservada e culta, Norma Avian faz parte da diretoria da Pró-TV e é muito querida por todos, principalmente por Vida Alves, de quem é muito amiga.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação