MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NORA NEY


O nome civil de Nora Ney é Iracema de Souza Ferreira. Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 20 de março de 1922.

Nora Ney aprendeu a tocar violão sozinha, e o pai lhe deu um violão de presente. Gostava de rádio e frequentava assiduamente os programas de auditório. Em 1950, começou a carreira. Dona de voz grave e marcante, logo se tornou conhecida e se tornou uma diva da música brasileira. Em 1952, gravou seu primeiro LP “Menino Grande”, pela Continental. Sagrou-se uma das principais intérpretes do samba-canção, ao lado de Maysa, Ângela Maria e Dolores Duran.

Nora Ney foi casada duas vezes. O primeiro casamento durou pouco e o casal não teve filhos. O segundo casamento foi com o cantor Jorge Goulart. Ambos eram do Partido Comunista do Brasil. Viveram juntos até a morte. Tiveram a filha Vera Lúcia. Por causa da política, o casal viveu autoexilado muitos anos e moraram em outros países.

Seu principais discos de sucessos foram “Canta Nora Ney” 1955, “Nora Ney” 1958, “Ninguém me Ama” 1960”, “Mudando de Conversa” 1968”, “Tire Seu Sorriso do Caminho, Que Eu Quero Passar Com Minha Dor” 1972, “Jubileu de Prata” 1977, “Meu Cantar é Tempestade de Saudade” 1987.

Foram lançadas várias compilações com gravações de Nora Ney, entre as quais “As Eternas Cantoras do Radio” 1991, “Nora Ney” 1993, “Mestres da MPB Nora Ney” 1994, “Acervo Especial Nora Ney” 1994, “A Música Brasileira Deste Século Por Seus Autores e Intérpretes” 2000 “, “Amor, Meu Grande Amor Nora Ney e Jorge Goulart” 2000.

E nessa longa carreira, Nora teve um momento “fora da curva”. Ela foi a cantora que gravou rock no Brasil pela primeira vez. Quando a música “Rock Around the Clock” estourou no mundo, em 1954 a gravadora Continental decidiu lançar alguém do seu cast cantando o tema, no original. Isso era comum na época. E Nora, uma cantora de samba-canção foi a escolhida… porque era a única que falava inglês. Esse foi o único rock que ela gravou.

Nora Ney faleceu no Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 2003. Estava com 81 anos de idade.

 

Por Vida Alves – revisada em 23-06-2021

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação