MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NELSON MOTTA


Nelson Motta , cujo nome de registro éNelson Cândido Motta Filho, nasceu na capital paulista, em 29 de outubro de1944. Ele é filho de Maria Cecília Motta e Nelson Cândido. Quando tinha apenas 6 anosde idade, ele mudou-se com seus pais para o Rio de Janeiro, cidade quepassou a amar e ter como sua.

Gostou sempre de música e em 1966, com suamúsica “Saveiro”, feita em parceria com Dori Caymmi, venceu o lFestival Internacional da Canção. Daí para a frente participou sempre demovimentos musicais, sendo ele um dos expoentes da bossa-nova. Nelson fezfaculdade de Direito, mas nunca quis se afastar da música. Ajudou nodesenvolvimento do rock brasileiro, atuou no programa “Sábado Som”,na TV Globo. Foi ele também o responsável pelo lançamento da cantora MarisaMonte e pelo Festival Hollywood Rock. Nelson foi autor de muitas músicas. Suaprimeira música gravada foi:”Encontro”, em 1964.

Teve músicas desucesso, como ;”Dancing Days”; “Como Uma Onda”;”Coisasdo Brasil”. Mas o principal trabalho de Motta foi na direção deespetáculos musicais, tanto no Brasil, como no exterior, e produzir discos deartistas famosos, como Elis Regina, Marisa Monte, Gal Costa, Daniela Mercury,entre outros. Ele foi ainda diretor artístico da gravadora Warner Music,produtor da Polygran,tendo participado também do programa ManhatannConnection, do Canal GNT, por oito anos. Escritor empolgado, é ele autor de “Noites Tropicais”, seu livro mais popular, que vendeu mais de 80 mil cópias. E ainda é autor de: “O Canto da Sereia” (que virou microssérie da TV Globo em 2013); “Nova York é aqui”; “Memória Musical”, entre outros. Destaque também para os best sellers: “Noites Tropicais” e “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”, que juntos venderam mais de 300 mil exemplares.

Foi colunista de diversos jornais: “Última Hora” (1968), “O Globo” (1973 a 1980 e 1995 a 2000), “Folha de São Paulo” (2003 a 2008). Desde 2009, assina colunas semanais nos jornais “O Globo” e “O Estado de São Paulo”, além de ter um quadro de cultura no “Jornal da Globo’, da TV Globo, todas às sextas-feiras.

Nelson Motta foi casado com MônicaSilveira, com quem tem a filha Joanna e com Marilia Pêra, com quem tem:Esperança e Nina . Atualmente está casado com Adriana Penna.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação