MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NEILA TAVARES


Neila Tavares é jornalista e também apresentadora de televisão. Nasceu na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, em 18 de setembro de 1948. Atua ainda em teatro e em cinema. É também escritora.

Sua carreira artística começou quase por acaso. Em 1968, foi chamada às pressas, para substituir Suely Franco, na peça” Inspetor Geral”, de Gogol, no Teatro Opinião. Ela foi e se saiu muito bem.

Em 1973, ela convenceu o prestigiado autor Nelson Rodrigues , a escrever a peça: ” Anti-Nelson Rodrigues”, para que ela protagonizasse. E ele escreveu. Na ocasião, Neila era casada com o ator Paulo César Pereio, que também participou da peça , assim como participou o ator Carlos Gregório. Neila e Paulo César têm uma filha de nome Lara Velho, que agora, já adulta, é produtora musical, cenógrafa , diretora e roteirista de televisão.

Ela e Paulo César tinham a companhia ” Bléc- Bêrd”.

Em televisão, Neila trabalhou na Rede Manchete, na Rede Globo, na TVE-Brasil, e até na TV Tupi. Começou na TV Tupi, em 1969, na novela: ” Enquanto Houver Estrelas”. Em 72, fez: “Tempo de Viver”. Em 75, na TV Globo, fez: ” Gabriela”. Em 76: ” Anjo Mau”. Em 76 ainda: ” O Casarão”. Em 78: ” Sinal de Alerta”. E em 1998, fez episódios de ” Você Decide”.

A atriz fez muitos trabalhos em cinema. Começou em 1969 e fez seu último filme em 1979. Foram dez anos de atividades cinematográfica, em que esteve em quase vinte filmes. Fez, em 69: ” Memória de Helena” e ” A Penúltima Donzela”. Em 70: “Marcelo Zona Sul”,” Um Uisque Antes, Um Cigarro Depois”. Em 71: ” Borga, o Vagabundo”. Em 72: ” Ali Babá e os Quarenta Ladrões”. Em 73: ” Vai Trabalhar Vagabundo”. Em 74: ” A Estrela Sobe”. Em 75: ” As Deliciosas Traições do Amor”. Em 76: ” As Desquitadas em Lua de Mel” e “Bandalheira Infernal”. Em 77: ” Um Marido Contagiante”. Em 78: “Assim Era a Pornochanchada”.Em 78:”Os Sensuais- Crônica de Uma Família Pequeno- Burguesa” e ” O Namorador” Em 1979: ” As Borboletas Também Amam”, ” Os Noivos” e ” O Coronel e o Lobisomem”.

Como jornalista, Neila já escreveu para as revistas: “Pais e Filhos”, ” Mulher de Hoje”, ” Ele e Ela” e para o jornal” Folha de São Paulo”.

Como escritora, já lançou os livros: ” Histórias Maravilhosas, para Ler e Pensar”; ” Os Mais Belos Pensamentos dos Grandes Mestres do Espírito” e ” Orações Para Todos os Credos”.

A jornalista, atriz, diretora, escritora e apresentadora faleceu no dia 4 de junho de 2022

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação