MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NEIDE FRAGA


O nome completo de Neide Fraga era Neide Hor- Meyll Fraga. Ela nasceu na capital paulista, em 14 de dezembro de 1924 e faleceu no Rio de Janeiro, em 14 de dezembro de 1987. Estava com 63 anos.

Neide Fraga cantava em rádio e em televisão.Cantou nas Rádios Cultura de São Paulo e Cruzeiro do Sul. Também na Rádio Bandeirantes e na Rádio Record.Cantou também na TV Record.

Moça bonita, ligeiramente ruiva, começou em programas de calouro. Cantou no “Hora da Peneira”,, da Rádio Cultura. Em 1950, fez sua primeira gravação, pelo selo “ Elite-Special e fez sucesso. Dona de boa voz, e interpretação segura, Neide gravou mais de trinta discos, que, como usado naquele tempo, vinham com duas músicas, uma de cada lado do disco. Eram os chamados 78 rotações. Além de gravar pela “ Elite- Special”, Neide gravou também pela Odeon, pela Continental e pela Philips. Sua primeira gravação foi em 1950 e a última em 1963.

Foram elas:” Quando Chega o Natal” e “ Reveillon”, em 1950. “ Meu Romance” e “ Quando Alguém Vai Embora”, também em 50. “ Triste Adeus” e “ Eh, Boi”, ainda em 1950. Em 1951, gravou 4 78 , que foram: “ Tá Molhado, tá” e Juca”; “ Com Você, Sem Você” e “ Fica Bonzinho”.” Por que foi? “ e “ No Silêncio da Noite” e “Blem- Blom “ e “ Cartão Postal”. Em 52, gravou mais 4, que foram: “ Esta Noite Serenou” e “ Bangalô de Chocolate”, “ Balão de Tostão” e “ Vamos Namorar?”. “Minha Infância” e “ Perdão Amor”. Em 53, gravou 3, que foram: “ Baião de Ana” e “ Cuco”; “ Jambalaya” e Banco de Jardim” e “ Lili” e “ Canção de Aniversário”. Em 54, mais 3: “ Baião de Tustão “ e “ Vamos Namorar?”. “ Maxixe com Vovó” e “Edmundo”. Em 55: “ Juca” e “ Amor Brejeiro”. Em 1956, gravou 3: “ Os Pobres de Paris” e “ Valsinha da Mamãe” ; “ Parecia que Era Amor” e “ Pé de Jambo”. E: “Engenho” e “ Aproveite a Festa”. Em 57: “ Um Milhão de Estrelas” e “ Mãe, Eu Juro”. Em 58: “Assim Cantam os Passarinhos” e “ Shoo, Shoo, Trem”. Em 59, gravou dois: “ L’Amour, toujours l’amour” e “ De Repente”, Em 60, mais dois: “ O Menino Desce o Morro” e “ Felicidade” e “ Um Telegrama” e “ Leva-me Contigo”, E em 63: “ Você Voltará” e “ Aquele Neguinho”. Neide Fraga foi uma das principais cantoras de sua época.

Prêmio: Voltando de uma excursão que fez à Argentina, Neide Fraga foi agraciada com o principal prêmio da época; o troféu Roquette Pinto, como Melhor Cantora de 1954.

Quando faleceu, aos 63 anos, Neide Fraga deixou muitas saudades.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação