NÉA SIMÕES

Elza Simões dos Santos Mendes nasceu a 19 de abril de 1923, na cidade de São Paulo.

Descendente de portugueses, ela começou a trabalhar como locutora e esteve na Rádio América, na Cultura e na Difusora, adotando o nome artístico de Néa Simões. Também atuou muito nos radioteatros das Emissoras Associadas.

Ela era contratada por essa rede de emissoras quando da inauguração da TV Tupi, a pioneira, em 18 de setembro de 1950. Por seu tipo físico e seu jeito austero, sempre lhe cabiam bons papéis. Participou da primeira novela televisiva “Sua Vida Me Pertence”, escrita e dirigida por Walter Forster, em 1951.

Fez muitas outras novelas: “Alma Cigana” em 1964; “Teresa” em 1965; “A Inimiga” em 1966; “Paixão Proibida” em 1967; “Amor Sem Deus” em 1968; “Antonio Maria” em 1968 e “O Julgamento” em 1976, todas na TV Tupi. Também fez novelas na TV Record, onde atuou em “As Pupilas do Senhor Reitor” em 1970 e em “Os Deuses Estão Mortos” em 1971.

Continuava, porém em rádio, pois sua voz era muito boa. Ela também se dedicava a poesia e escreveu vários livros, publicados na década de 1960. Casou-se com o jornalista português Santos Mendes, que era bem mais velho do que ela, e com ele apresentava o programa “Portugal no Mundo”.

No Cinema atuou em quatro filmes: “O Jeca Contra o Capeta” ao lado de Mazzaropi, em 1976; “A Mulher que Inventou o Amor”, em 1980; “A Volta de Jerônimo” em 1981 e “Um Céu de Estrelas” em 1996.

Néa Simões faleceu a 20 de setembro de 2002, na capital paulista, aos 79 anos de idade.