MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MYRIAN RIOS


Myrian Rios tem como nome civil Myrian Pinto Rios. Ela nasceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, em 10 de novembro de 1958. Até os quatro anos , morou em sua cidade natal,mas depois foi com os pais para a pequena cidade Guanhâes, no interior do estado,onde ficou por dois anos. Depois disso os pais transferiram-se para a capital paulista.

Muito bonita que era, aos 17 anos, entrou em um concurso de novos talentos, promovido por Moacyr Franco, em seu programa. Isso valeu a Mirian a participação em uma novela da Rede Globo, onde ela ficou por anos. A primeira novela que fez, foi em 1976: ” O Feijão e o Sonho”. No mesmo ano fez ainda: ” Escrava Isaura e “Duas Vidas”. Em 77, atuou em: ” Sem Lenço, Sem Documento”. Em 78, fez: ” Sítio do Picapau Amarelo” e a novela: ” Pecado Rasgado”. Em 79, esteve em: ” Memórias de Amor” e ” Marron Glacê”. Em 1980, fez: “Coração Alado”. Em 1981: ” O Amor É Nosso”. Em 1984: ” A Filha dos Trapalhões”. Em 85: ” Ti-Ti-Ti”. Em 87: ” Bambolê”.

Em 1991, Myrian Rios passou para a TV Manchete e fez a novela: ” Floradas na Serra”. Voltou ainda à Globo, onde em 1995, trabalhou em : ” Malhação”. Depois, em 1996, foi para a CNT e fez a novela: ” Irmã Catarina”. Em 1998, esteve em: ” Era uma Vez”. Em 1999, na TV Record, a atriz fez: ” Tiro e Queda”. Em 2000, outra vez na Globo, fez: ” Aquarela do Brasil” e em 2001: ” O Clone”.

A partir de 2003, Myrian Rios tornou-se religiosa e passou a fazer só programas religiosos. Em 2003, fez: “Semeando Esperanças”. Em 2004: ” Atitude Solidária”, como apresentadora. Em 2005, fez, para rádio: “Rio Melhor Para Deus”. Em 2006, na emissora de TV Canção Nova, fez, como apresentadora: ” Atitude Solidária”. Em 2007, na mesma emissora:” Rezando em Família”. Em 2008: ” Clube da Evangelização”. E em 2009: ” Programa Porta a Porta”.

Em princípio de carreira, Myrian Rios posou por duas vezes para fotos nua na revista: ” Ele e Ela”. Ela estava casada com o cantor Roberto Carlos, com quem ficou 10 anos. Ele não gostou do fato e chegou a pagar à editora um grande dinheiro, para que as revistas não circulassem. Apesar disso, eles continuaram juntos. Porém, não tiveram filhos, pois como Miryan estava no auge de sua carreira, não quis tê-los. Terminaram por se separar.

Após a separação de Roberto Carlos, Miryan casou-se duas vezes. Com o médico Edmar Fontoura,com quem teve um filho e depois se casou como ator André Gonçalves Barbosa, com quem também teve um filho. Desse também se separou e não teve mais filhos, nem casamentos.

Em 2006, Myrian lançou o livro: ” Eu, Myrian Rios”, pela editora ” Canção Nova”, onde conta sua conversão à Renovação Carismática Católica. Em 2008, lançou o CD: ” Oração a São Miguel Arcângelo”.

Em 3 de outubro de 2010, Myryan Rios elegeu-se deputada estadual pelo PDT, do Rio de Janeiro, com expressiva votação. Em 2011, seu nome voltou à baila, quando ela atacou a homossexualidade, confundindo-a com pedofilia. Todos os jornais a criticaram.E ela veio a púbico explicar a confusão que fizera.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação