MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MURILO SALLES


Murilo Navarro de Salles nasceu no Rio de Janeiro em 02 de outubro de 1950.

Começou como diretor em 1971 com o curta “Sebastião Prata, ou bem dizendo, Grande Otelo”, e aí fez carreira como um dos mais importantes e premiados diretores de fotografia do Cinema, assinando as fotografias de “Tati, a Garota”; “Um Edifício Chamado 200”; “A Estrela Sobe”; “Lição de Amor”; “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “Cabaret Mineiro”.

O primeiro longa metragem como diretor e roteirista foi “Nunca Fomos Tão Felizes”, estrelado por Cláudio Marzo e com o qual ganhou o Festival de Cinema de Gramado e o de Brasília, em 1984.

Em 1986, Murilo Salles roteirizou e dirigiu “Faca de Dois Gumes”, outro grande sucesso do Cinema brasileiro, estrelado por Paulo José e Marieta Severo, e também vencedor do Kikito no Festival de Gramado.

Ele também dirigiu “Todos os Corações do Mundo”; “Como Nascem os Anjos”, vencedor do Kikito de melhor diretor no Festival de Gramado; “Seja o que Deus Quiser”, vencedor do Festival de Cinema do Rio e “Nome Próprio”, premiado com o Kikito de melhor Filme em 2007 em Gramado.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação