PRÓ-TV


MORAES MOREIRA


 

O nome civil de Moraes Moreira é Antônio Carlos Moreira Pires. Ele é cantor e compositor.Nasceu em 8 de julho de 1947, na cidade baiana de Ituaçu.

Sua carreira começou de forma simples, ele ainda bem novo, tocando sanfona de doze baixos, em festas de São João e eventos, da cidade de Ituaçu. Foi estudar na cidade de Caculé, Bahia, e aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de Ciências. Mas depois mudou-se para Salvador. Foi quando conheceu os cantores Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Formou com eles o Grupo Novos Baianos.E aí sua vida mudou. Ficou com eles de 1969 a 1975. Foi Moraes Moreira que,juntamente com Luiz Galvão, compôs quase todas as músicas desse grupo.Entre elas, salientou-se o álbum: “ Acabou Chorare”, de 1972, considerado um dos 100 melhores álbuns de música brasileira.

Começou aí sua carreira solo:

Ele gravou em quase todas as gravadoras brasileiras. Gravou na Som Livre, na Ariola, na CBS, na Warner, na Polygram, na EMI- Odeon, na Virgin, na Abril Music, na Atração Fonográfica, na Bob Digital e na Biscoito Fino.

Moraes Moreira gravou cerca de 30 discos- solo.

Começou em 1975,até os dias de hoje( 2012). Suas principais gravações foram: “Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira”;” Brasil Brasileiro”; “ Moraes Moreira”; “ Alto Falante”” Coisa Acesa”; “ Pintando o Oito”;” Mancha de Dendê Não Sai”; “Tocando a Vida”; “ República da Música”; “ Baiano Fala Cantando”;” Moraes e Pepeu”;” Cidadão”; “ Terreiro do Mundo”; “ O Brasil Tem Conserto”; “Moraes Moreira Acústico MTV”; “ Estados”; “ 50 Carnavais”; “500 Sambas”; “ Bahião com H”; “ Meu Nome é Brasil”; “ De Repente”; “ A História dos Novos Baianos e Outros Versos” e mais algumas.

Em 2008, Moraes Moreira lançou o livro: “ A História dos Novos Baianos e Outros Versos”, que depois se transformou também em CD.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais