PRÓ-TV


MONSUETO


O nome completo de Monsueto é Monsueto Campos de Menezes. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 4 ded novembro de 1924 e faleceu na mesma cidade, em 17 de março de 1973.

Monsueto era cantor, compositor, instrumentista, pintor e ator. Principalmente, porém,compositor.

Monsueto foi criado no Morro do Pinto, no Rio, entre sambistas, batucadas, músicos. Tocou em vários conjuntos, inclusive na Orquestra do Copinha, no Copacabana Palace Hotel.

Compôs inúmeras canções de sucesso. Citemos algumas: “ A Fonte Secou”; “ Eu Quero Essa Mulher Assim Mesmo”; “ Me Deixa em Paz”; “ Mora na Filosofia”; “Couro do Falecido”.” Tá Pra Acontecer”; “ Levou Fermento “; “ Me Empresta Teu Lenço”; “ Senhor Juiz”; “ Prova Real”; “ Bola Branca”; “ Chica da Silva”; “ Maria Baiana”; “ Sambamba”; “ Copacabana de Tal”; “ Este Samba Tem Parada”; “ Água e Azeite”; “ A Menina dos Meus Olhos”; “ Lamento de Lavadeira”; Na Casa de Antônio Job”; “Nó Molhado”;” Segunda Lua de Mel”; “ Fogo no Morro”; “ Aula de Samba Francês”; “Mane João”; Retrato de Cabral”. Muitas músicas tiveram parceiros.

Monsueto atuou em vários shows de Herivelto Martins.

Antes de formar seu próprio conjunto, viajou muito por todo o Brasil e por vários países da América, da Europa e até da África.

O cantor e compositor também foi ator. Fez vários filmes. Um de seus filmes foi: “Treze Cadeiras”. Fez também shows musicais.

A partir de 1965, Monsueto começou a pintar. Dedicou-se ao estilo primitivo, ten do recebido prêmio do Museu Nacional de Belas Artes. Participou ainda em várias escolas de samba.

Morte: Monsueto faleceu vítima de câncer de fígado, em março de 1973. Estava com apenas 49 anos.

Foram feitas várias regravações de seus sambas, cujas letras eram muito elogiadas, por seu estilo sintético e moderno.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais