PRÓ-TV


MÔNICA SALMASO


Nasceu em São Paulo, capital, em 1971. É cantora.Tem vários discos na carreira.

Sua carreira:

Mônica começou em 1989, quando atuou na peça: “ O Concílio do Amor”, dirigida pelo diretor Gabriel Vilela.

Em 1995, gravou o CD: “ Afro- Sambas”, um duo de voz e violão, arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati; esse disco tinha músicas de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Em 1996, ela gravou:” Felicidade”,uma faixa no CD de Tom Jobim:” Song Book”.

E já foi indicada pra o Prêmio “Sharp”,como “ Revelação”, de MPB.

Em 1998, lançou seu 2º “ Trampolim”, pelo selo Pau Brasil, com produção de Rodolfo Stroeter e participação de Naná Vasconcelos, Toninho Ferrugutti e Paulo Bellinati.

Foi vencedora do 2º prêmio: “ Visa”- MPB, em 1999.

Ainda em 1999, gravou, pela “ Eldorado”, seu 3º CD: “ Voadeira”, com o mesmo produtor Rodolfo Stroeter. Participaram do disco: Marcos Suzano, Benjamim Taubkin, Toninho Ferrugutti, Paulo Bellinati e Nailor Proveta Azevedo.

Também ganhou em 1999, o importante Prêmio” APCA- da Associação Paulista de Críticos de Arte”, como: Um dos dez melhores lançamentos do ano.

Em 2000, fez o “ Heineken Concerts”.

Ainda em 2000, fez a trilha de: “ O Corpo”, de Arnaldo Antunes.

Em 4 de fevereiro de 2002, o famoso crítico Jon Paredes, do “ The New York Times”, colocou Mônica Salmoso como uma das principais cantoras brasileiras.

Os CDs: “ Trampolim” e “ Voadeira” foram lançados na Europa, em vários países, no Japão , nos Estados Unidos, no México e no Canadá;

Em 2014, lançou seu 4º CD, pela gravadora: “ Biscoito Fino”, de nome: “ Iaiá”.

Em cinema:

Mônica participou do filme: “ Vinícius”, sobre a vida de Vinícius de Moraes. O filme foi dirigido por Miguel Faria Junior.

Ela participou do CD de Chico Buarque de Holanda,cantando: “ Imagina”, de Chico e Tom Jobim e do Cd: “ Tantas Marés, de Edu Lobo,. cantando a música: “ Primeira Cantiga”, de Edu e Paulo César Pinheiro. Em 2011 ,participou ainda da trilha: “ Sem Mim”, de José Miguel Wisnick e Carlos Nunes, para o “ Grupo Corpo”.]]

Em 2007, a cantora lançou seu 5º CD: “ Noites de Gala, Samba na Rua”, com músicas de Chico Buarque e participação do grupo “ Pau Brasil. Esse trabalho gerou um DVD, lançado em 2008.

Em 2011, Mônica lançou o CD: “ Alma Lírica Brasileira”, em trio com os músicos: Teco Cardoso e Nelson Ayres. Em 2012, gravou no Teatro Alfa, um DVD, com direção de Walter Carvalho. Com esse trabalho se apresentou em Lisboa, Paris e Bruxelas e várias capitais brasileiras.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais