PRÓ-TV


MOACYR FRANCO


MoacyrFranco nasceu em Minas Gerais, na cidade de Ituiutaba, em 5 de outubro de 1936.

Começou sua carreira artística como humorista, no programa: “Praça daAlegria”, de Manoel de Nóbrega na TV Paulista de São Paulo. Na verdade oprograma depois passou para a TV Record e era passado concomitantemente na TVRio, do Rio de Janeiro. Moacyr Franco fazia o papel de “mendigo”e logosua veia musical reapareceu. Ele compôs e gravou “Me dá um Dinheiroaí”, que teve 100 mil cópias vendidas, e o ator juntou então astrês coisas: cantor, humorista e compositor.

E logo depois, apresentador deprogramas de televisão. Desde então lançou vários discos. Fez muito sucesso,quando lançou;”Balada número 7″, em homenagem ao jogador Garrincha .Moacyr continuou produzindo, interpretando, apresentando programas e sendohumorista. Isso lhe deu condições de ser aceito em várias emissoras. Naverdade sua vocação artística apareceu logo em 1953,quando ganhou um concursode melhor cantor na Rádio Difusora de Uberlândia.

Três anos depois, mudou-separa Ribeirão Preto e trabalhou na Rádio Clube de lá, onde conheceu AloisioSilva Araújo, grande redator de humorismo, que eraamigo de Manuel de Nóbrega e com ele veio a trabalhar. Aí estava feita a pontepara Moacyr Franco se transferir para as emissoras de televisão dacapital. Em 1964 , Moacyr apareceu no teatro, na peça:”Como vencer na vidasem fazer força”. Em 1965, juntamente com Boni,ajudou a fundar oTELECENTRO (Centro de Produções da TV Tupi). Ao mesmo tempo fazia showsmusicais por todo o Brasil e apresentava o programa: “Moacyr FrancoShow”. Esse foi um dos principais programas que apresentou,mas existiramoutros, como por exemplo:”Pequenos Brilhantes”; “A Mulheré um Show”; “Concurso de Paródias”;” Moacyr TV”.

Noano de 1966, Moacyr Franco perdeu sua primeira esposa. Morreu Vitória,mãe de Junior e Guto, que mais tarde veio a trabalhar com o pai. Grande golpepara a família, mas Moacyr não parou suas atividades. Como ele tinhavárias áreas de atuação, esteve em várias emissoras: TV Paulista, TV Rio,TV Tupi, TV Record, TV Bandeirantes, TV Globo, onde ficou de 71 a 78. Em79 foi para a TV Tupi e em 80 para a TV Bandeirantes, onde fezo programa humorístico:”As Caveirinhas”e depois: “O Burro doHomem”, que conquistou o prêmio de melhor programa humorístico daTV. Em 1982, Moacyr passou para o SBT. E em 1983 foi eleito deputadofederal , pelo PTB .Em 86 estourou com várias músicas suas gravadas por ele epor outros cantores. Sua discografia é grande: Da lista constam:Contrastes;Moacyr Franco;Me Perderás;Por Amor; Querida; Moacyr Franco Show;Nosso Primeiro Amor. Seus maiores sucessos musicais:Cartas na Mesa; Ainda Ontem Chorei de Saudade;Eu Nunca Mais vou teesquecer;Milagre da Flexa; Seu Amor Ainda é Tudo. . Entre grandes cantores quegravaram seus discos, citemos: Ademar Dutra, Roberta Miranda, JoãoMineiro e Marciano, Daniel e vários outros.

Moacyr Franco sempre foi donode características só suas, tanto como cantor, como compositor,como ator ou como apresentador. Dono de grande carisma, domina e encanta opúblico e também na vida particular, é de uma simpatia enorme e de uma forçade vontade surpreendente. Tanto que em 1977, ele descobriu que tinha umaaneurisma, mas não sucumbiu ao grande choque, e algum tempo depois voltou atrabalhar e a gravar.

Tem em sua grande bagagem,inúmeros troféus, entre os quais 41 discos de ouro.

No ano de 1999, Moacyr esteve noSBT, junto com Gorete Milagres, no programa: “Ó Coitado”. Entre 2004 e 2006, ainda no SBT, no seriado: “Meu Cunhado”, aolado do grande humorista Ronald Golias. Fez também participações especiais nas novelas “Vende-se um Véu de Noiva”, em 2009 e “Uma Rosa com Amor”, de 2010.

Participa, com o personagem “Jeca Gay”, do programa “A Praça é Nossa”, desde 2007.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais