PRÓ-TV


MIRIAM LEITÃO


O nome completo da jornalista Miriam Leitão é Miriam Azevedo de Almeida Leitão. Ela nasceu na cidade de Caratinga, Minas Gerais, em 7 de abril de 1953. Formou-se jornalista na Universidade de Brasília, mas iniciou sua carreira em Vitória, capital de Espírito Santo.Ela é filha de dona Mariana e do reverendo Uriel de Almeida Leitão. Garota muito inteligente, tinha tendência à esquerda, tendo sido militante por um tempo, o que lhe rendeu prisão e tortura. Foi depois disso que entrou definitivamente para o trabalho de jornalismo.

Miriam Leitão atuou em diversos órgãos de comunicação,: rádios, imprensa, emissoras de televisão,etc. Trabalhou na Gazeta Mercantil, no Jornal do Brasil, na revista Veja, no jornal O Estado de São Paulo, no jornal O Globo, onde fez a coluna: “Panorama Econômico”, na Rádio CBN, na Globo News e na Rede Globo de Televisão. E sempre ganhou cargos de relevância e destaque.

Seus prêmios foram inúmeros. Em 2003, ganhou o prêmio ” Jornalismo Para Tolerância” , da FIJ. No mesmo ano, ganhou: ” Orilaxé”, do Grupo AfroReggae. E ganhou ainda o prêmio do FIJ,por seu artigo: ” A Cor do Brasil “.Em 2004, ganhou o : ” Maria Moors Cabot Prize”, da Universidade de Colúmbia- Estados Unidos.Foi a segunda mulher brasileira a receber esse prêmio.O primeiro foi dado a Sylvia Bittencourt, por ter feito a cobertura da participação da FEB- na II Guerra Mundial. Em 2005 ainda ganhou o: ” Camélia da Liberdade”, do Centro de Articulação das Populações Marginalizadas.

Desde 2009, Miriam Leitão é comentarista do programa nacional: “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo e do ” Espaço Aberto”, na Globo News. É ainda colunista do Jornal O Globo, e da rádio CBN.

Miriam Leitão é uma das comentaristas de econômica mais respeitadas do Brasil.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais