PRÓ-TV


MILTON NASCIMENTO


Milton Nascimentonasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de outubro de 1942.Ele é filho de Maria do Carmo Nascimento, uma empregada doméstica, mas foiadotado por um casal, cuja esposa Lilia Silva Campos era professora de música.E o pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma emissora de rádio. O casaladotivo levou o menino para Minas Gerais, à cidade de Três Pontas,quando ele estava com apenas dois anos de idade. E naquela cidade mineira, ogaroto começou a cantar muito cedo, em festas,bailes. Milton sempre se referiuà família adotiva com muito amor e gratidão:”Não podia ser melhor. Soufascinado por minha família. Eles moldaram minha vida , com o maior amor domundo. Meu primeiro instrumento musical foi uma harmônica, presente de minhaavó. E foi ai que minha carreira musical começou”.

Em 1962, Milton gravou”Barulho deTrem”. Em Três Pontas, ele integrava , ao lado de Wagner Tiso, o grupo W’sBoys. Depois Milton mudou-se para Belo Horizonte, para estudar Economia, mastocava em bares e clubes noturnos com bastante freqüência. Foi nessa épocaque ele começou a compor. Na pensão onde passou a morar na capital,conheceu os irmãos Borges e foi quando foram surgindo as músicas: “TremAzul”; “Cravo e Canela”; “Alunar”; “Para Lennon eMcCartey”. Juntou-se a eles Tavinho Moura, Flávio Venturini, Beto Guedes,Fernando Brant, Vermelho, Toninho Horta. Era já um grupo musical quepassou a ser comentado em todo o país. Em 72, foi gravado o “Clubeda Esquina”,que se referia ao local onde os músicos se encontravam e foicomentado por sua ousadia e criatividade. Por causa desse disco , MiltonNascimento foi convidado por Wayne Shorter , a gravar um disco comele, o que aconteceu só em 1975. “Native Dancer”, nome do disco ,projetou Milton no mercado norte-americano. Em 67, porém, Milton Nascimento jáhavia gravado: “Travessia” e no mesmo ano Elis Regina, até entãodesconhecida, gravou “Canção do Sal”. E Milton ficou sendoprestigiado também como compositor. E várias outras músicas foram surgindo efazendo sucesso.”Caçador de Mim”, estourou a seguir. Milton feztrilhas pra os filmes:”Os Deuses e Os Mortos”e “Fitzcarraldo”.Entre outros sucessos, surgiram:”Maria, Maria”; “Coração deEstudante” e depois, em 85, “Canção da América”. Todasmúsicas de muito sucesso.

Em 1982, foi montado o “GrandeCirco Místico”e Milton integrou um grupo seleto de cantores que ointegravam. Por isso viajou todo o país por dois anos, alcançando uma platéiade cerca de 200 mil pessoas.

Milton também participou daversão brasileira do “We are the Word”, com a finalidade de angariarfundos para o nordeste.

Outras gravaçõesimportantes de Milton Nascimento:”Courage”; “MiltonNascimento”; Milton”; “Milagre dos Peixes”;”Minas”; “Sentinela”; “Anima”;”Quilombo”; “Encontros e Despedidas”; “A Barca dosAmantes”; “Miltons”;”Txai”; “O Planeta Blue naEstrada”; “Amigo”; “Nascimento”; “BrazilianRhapsody”; “Gil e Milton”; “Pieta”.

Para muitos, Milton Nascimento é omaior cantor de música popular do Brasil.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais