MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MIGUEL VACCARO NETTO


Nascido em 7 de setembro de 1933, Miguel Vaccaro Netto foi radialista, apresentador de televisão, produtor musical, executivo de gravadora e empresário. Sua carreira no radio e tv atravessou as décadas de 50, 60 e 70. Com sua dedicação à novidades Miguel ajudou na popularização de vários estilos musicais, divulgando gente do Rock, da MPB e da Jovem Guarda.

No auge das performances dos disc-jóqueis paulistas Miguel tinha uma grande audiência entre os jovens, através de seu programa “Disque-Disco”, transmitido pela hoje Jovem Pan. Ele sempre tinha novidades e sucessos internacionais, inéditos no Brasil, uma grande atração para o seu público. Seu programa difundia tudo que era novo. E mostrava Tony Campello, Carlos Gonzaga, Sergio Murilo, Celly Campello, Wilson Miranda, Lana Bittencourt, entre outros, cantando as versões em português. Uma atitude muito aplaudida na época.

Ele também trabalhou na Rádio América de São Paulo, participou de programas na Rede Tupi, Rádio Bandeirantes e TV Record.

Entre suas realizações consta a “descoberta” de Chico Buarque de Hollanda, quando Miguel tinha o selo musical Young Discos, ao realizar shows musicais em colégios. O selo criado por Miguel, em São Paulo, teve em sua breve existência, de 1959 a 1962, grande importância na revelação de artistas da música dirigida ao público jovem do Brasil. E além de revelar nomes internacionais ao público brasileiro ele também levava nossa música para outros países

Ele atuou também no mundo esportivo. No futebol tem uma passagem marcante: quando Pelé despediu-se definitivamente do futebol, atuando pelo Cosmos de Nova York, em 1º de setembro de 1977, contra o Santos, Vaccaro comprou os direitos de transmissão da partida e negociou sua exibição pela TV Tupi. Foi um evento inédito. Pelé jogou o primeiro tempo pelo time norte-americano e o segundo para o Santos. O jogo terminou com vitória do Cosmos por 2 a 1. Pele marcou um dos gols do Cosmos.

Também trabalhou em televisão. Entre outros trabalhos Vaccaro comandou o primeiro programa ao ar livre da tv brasileira, “Uma Rua Chamada Augusta”, na TV Gazeta, na década de 70, onde entrevistava anônimos e famosos que passeavam pela  sempre agitada região da cidade de São Paulo.

Bem antes disso, em 57, ele foi integrante de uma atração que Walter Silva criou para a TV Record, “Em Torno do Disco”, que ia ao ar aos domingos pela manhã. Os participantes, Vicente Leporace, Alfredo Borba e ele, falavam das novidades do universo dos discos e escolhiam um artista para se apresentar ao vivo, na emissora.

Nos últimos anos apresentou o programa “Miguel Vaccaro Netto”, entrevistando artistas e revivendo sucessos da Jovem Guarda. Passava no canal TV Aberta, de São Paulo.

Como radialista Miguel foi criador de um formato que ele muito se orgulhava: “Não Diga Não Nem Né”, muito famoso nos anos 60. Nessa brincadeira ele desafiava os artistas, ou o público, a responder perguntas sem usar as duas palavras nas respostas. Tudo virava uma comédia. Ele comandou esse game como atração solo da Rádio Bandeirantes e depois como quadro, no rádio e na tv, em ocasiões distintas.

Miguel Vaccaro Neto faleceu em 23 de setembro de 2020.

 

 

M.A.Z./24-09-2020

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação