MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MIGUEL ROSENBERG


Miguel Rosenberg, carioca da Praça Onze, o berço do samba, nasceu em 27 de abril de 1926.

Começou no radio como ator mirim, na Radio Tupi do Rio de Janeiro, a célebre PRG-3 em 1942, trabalhando ao lado da atriz Ida Gomes, na radionovela “O Filho da Joia“, escrita por Mario Gabriel.

Ao completar 18 anos, foi convidado pelo mestre Sadi Cabral para trabalhar na Radio Mayrink Veiga, a PRA-9, onde se destacou nas radionovelas da emissora. Em 1947, passou no teste e foi contratado pela Radio Guanabara (PRC-8), trabalhando como locutor radiofônico.

Em 1951, com o advento da Televisão no Rio de Janeiro, é um dos fundadores da TV Tupi, canal 6, trabalhando por muito tempo nessa pioneira estação de TV.

Artista bastante versátil, Miguel Rosenberg trabalhou no programa humorístico “Noites Cariocas”, na TV Rio , canal 13, sob a direção de Antonino Seabra e também ficou imortalizado como a voz brasileira do personagem da Hanna Barbera,  Zé Colmeia, criado pelos desenhistas Joseph Barbera e William Hanna, em seus desenhos animados que até hoje fazem sucesso na televisão brasileira.

Ele também se destacou no elenco de novelas, começando na TV Excelsior em 1966, em “Redenção” e foi para a TV Globo em 1972, participar de “Selva de Pedra” de Janete Clair, com direção de Walter Avancini  e também esteve no elenco do seu “remake” em 1986, agora escrita por Regina Braga e Eloy  Araujo.

Na TV Manchete ele fez “Corpo Santo“, em 1987,  escrita por José Louzeiro e com direção geral  de José Wilker.

Foi também um grande nome da dublagem brasileira e além do Zé Colméia foi a voz de Gorok em “O Vale dos Dinossauros“; do personagem de Ben Cartwrigt na série “Bonanza”; de Mitch Rayan no filme “O Mentiroso“; de David Kelly  no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”; do Coelho em “As Novas Aventuras do Ursinho Puff”; de Cornélio Fudge nos quatro primeiros filmes de Harry Potter e do Gepeto no filme “Shrek”, entre muitos outros.

Miguel Rosemberg faleceu no Rio de Janeiro, em 6 de maio de 2016, pouco depois de celebrar seus 90 anos, de um Acidente Vascular Cerebral (AVC)..

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação