PRÓ-TV


MIGUEL FALABELLA


Miguel Falabella de Souza Aguiar nasceu no bairro de SãoCristovão, na cidade do Rio de Janeiro, em 10 de outubro de 1956. Seunome artístico é o mesmo, Miguel Falabella. Sua mãe é professora de francêse seu pai arquiteto.A família mudou-se para a Ilha do Governador e foi ali queFalabella passou sua adolescência, até os 17 anos. Começou a fazerteatro ainda menino, no colégio onde estudava e depois no tradicional TeatroTablado, escola de Maria Clara Machado. Ao mesmo tempo ele cursava Letras, naUFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 76 Falabella conheceu a atriz Maria Padilha, e elesorganizaram um grupo de teatro, para o qual convidaram Daniel Dantas, RosaneGofman, Fábio Junqueira, Zezé Polessa e Paulo Reis.E lançaram a peça:”ODespertar da Primavera”, em 1979. Conseguiram sucesso e assim foilançado esse grupo jovem de atores. Depois disso Falabella foi à França e fezcursos variados. Voltou ao Brasil, para participar da montagem de”O SonhoNão Acabou”. Em seguida ele foi professor de teatro, no Colégio Andrews,onde ele havia estudado. Entre seus alunos, vários seguiram sua carreira.Citemos: Luciana Braga,Felipe Martins. Eduardo Galvão, Tereza Seiblitz.

Em 1982, Miguel Falabella entrou na Rede Globo deTelevisão, onde sua carreira foi brilhante, não só como ator, mas como autore diretor. Em 82 fez:”Jan e Jin”, um” Caso Verdade”.Nomesmo ano fez a novela:”Sol de Verão”. Depois fez mais um :”CasoVerdade”.Em 1984, fez: “Amor Com Amor Se Paga”. Ainda no mesmoano fez:”Livre Para Voar”. depois fez: “Selva de Pedra”. Emseguida;”Sassaricando”,quando ele experimentou a direção.

Depois Miguel Falabella começou a apresentar oprograma: Vídeo Show, onde ficou por 15 anos, até dezembro de 2001.

Em 1988, Falabella começou a escrever esquetes para o”TV Pirata”. com Vicente Pereira e Patricya Travassos. Ele estava seencaminhando para o humorismo .Ao mesmo tempo participava de novelas. Em 1990fez:”Mico Preto”.Em 92, fez o papel principal da minissérie:”AsNoivas de Copacabana”.Depois fez a novela:”A Viagem”. Emseguida;”Cara e Coroa”. depois, só em 2005, fez:”Agora É QueSão Elas”.

Em 1996, Rede Globo lançou o sitcom : “Sai deBaixo”, que foi o maior sucesso e levou o nome de Falabella àsalturas. O programa ia ao ar nas noites de domingo e tinhaaudiência cativa em quase todos os lares brasileiros. Era apresentado ao vivonum teatro de São Paulo. Havia enormes filas pelos ingressos. Miguel Falabellafazia o inesquecível Caco Antibes. Além de atuar, Falabella também escrevia para a série, que ficou no ar até dezembro de 2001. Em 1996, ele estreou como autor de novela, com:”Salsa e Merengue”, em parceria com Maria Carmem Barbosa. Em verdade eles começaram a escrever juntos em 1990, com:”Delegacia de Mulheres”. Nasceu daí uma grande parceria,que se estendeu também ao teatro. Em 2005, juntos eles escreveram:”A Lua Me Disse”. E depois o humorístico:”Toma Lá, Dá Cá”,que estreou como especial de Fim de Ano, de 2005 e que em 2007 passou à grade semanal da Rede Globo, ficando no ar até 2009.

Falabella também escreveu a novela “Negócio da China”, de 2008, o seriado “A Vida Alheia”, em 2010 e a novela “Aquele Beijo”. Sempre na TV Globo.

Em 1988, Falabella começou a se interessar e aescrever para o teatro. Lançou nesse ano a peça:”Sereias do ZonaSul”. Depois escreveu :’Louro, Alto, Solteiro, Procura…”,onde foiautor e ator. E fez sucesso. Depois escreveu:”Falabella Solta osBichos”. Em seguida:”Querido Mundo”. A seguir:”A PequenaMártir de Cristo Rei”. Em seguida:”O Submarino”.

Em 1994, o ator e escritor passou também a diretor.Estreou com a peça:”Emily”, que lhe valeu o Prêmio Molière deMelhor Diretor, e o Prêmio Mambembe, como Revelação em Direção.

Depois dirigiu:”Tupã, A Vingança”;LúciaMcCartney”; “O Rouxinol do Imperador”. A lista de seus trabalhos éinterminável. Depois ele atuou em :”Batalha de Arroz Num Rinque ParaDois”.E:”O Beijo da Mulher Aranha”

Depois Miguel Falabella escreveu e dirigiu a peça quefoi seu maior sucesso:”A Partilha”. Essa peça lhe deu o PrêmioMolière de Melhor Autor. Essa peça também se transformou em filme, comdireção de Daniel Filho, e teve muito público. Isso aconteceu em 2001. Essefilme ganhou no Festival Brasileiro de MIami, como Melhor Roteiro.

Depois ele escreveu:”No Coração doBrasil”;”Como Encher Um Biquini Selvagem”; Os Monólogos daVagina”, que se encontra em cartaz há vários anos, com elencosvariados.Escreveu ainda:”South American Way”, sobre a vida de CarmemMiranda.Escreveu:”Capitanias Hereditárias”.E :”Todo Mundo Sabe OQue Todo Mundo Sabe'”.

Ainda no teatro, atuou e dirigiu as versões brasileiras para grandes musicais da Broadway: “Os Produtores” (2008), “Hairspray” (2009) e “A Gaiola das Loucas” (2010).

Falabella também tem trabalhos no cinema como ator. Em1980, fez:”A Mulher Sensual”, “O Sonho Não Acabou”;”Sole Nudo”; “Vento Sul”;”A Dama do Cine Shangai”;”Zoando na TV”;”Beijo 2348/72″;”ORedentor”;”Cleópatra”. Em 2008, lnçou seu primeiro filme comodiretor, que foi:”Polaroides Urbanas”.

Em sua carreira extensa e de sucesso, foi também carnavalesco de Escolas de Samba, no Rio de Janeiro. Esteve na Império da Tijuca entre 1993 e 1996, e na Acadêmicos da Rocinha em 1997.

Miguel Falabella é muito admirado pelos seus colegas,por sua inteligência, sua elegância no trato e sua capacidade imensa detrabalhar.

Em 2013, de volta a telinha, atua, dirige e escreve o seriado de comédia “Pé na Cova”, da TV Globo. Além disso, no canal Viva (que é das Organizações Globo), atuou em uma série de 4 episódios inéditos do humorístico “Sai de Baixo”.

Em 2014, escreve e narra o seriado “O Sexo e as Negas”

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais