PRÓ-TV


MICHAEL STOLL


Michael Stoll é nascido na Inglaterra. Ele veio de seu país para o Brasil, em 1950, chamado por Alberto Cavalcanti, diretor e produtor de cinema, que estava na Companhia Vera Cruz e que estava iniciando uma fase brilhante do cinema no nosso país. Stoll veio fazendo parte de uma equipe de estrangeiros da melhor estirpe. Chick Fowle era fotografo; Oswald Hoffenrichter, montador e editor; Bob Henke , iluminador; John Waterhouse, diretor e editor; Jerry Fletcher, caracterizador; Rex Endsleigh, montador; Tom Payne, diretor e Michel Stoll, técnico de som.

Michael trabalhava antes na ” Ealing Studios”, em Londres. A Vera Cruz foi muito bem, por vários anos. Mas depois parou seus trabalhos e então Michael Stoll, que já havia se familiarizado no Brasil, fundou uma empresa de importação e distribuição de filmes, a” Brascontinental”, que atendia às demandas das emissoras de televisão, recém montadas no Brasil. Mas os filmes importados não eram inteligíveis, para a maioria dos brasileiros. Alguns eram legendados, mas nem isso era suficiente. Havia necessidade de dublagem, o que nem era feito. Essa técnica tinha sido desenvolvida nos EUA, em 1930, mas não havia chegado ao Brasil. E Michael Stoll viu aí um grande campo de trabalho.

Em 1972, ele fundou a ” Álamo”, que ficou famosa e importante. Os filmes terminavam com a vinheta: ” Versão Brasileira Álamo”. Isso ficou muito conhecido na mídia. Grandes filmes e séries ainda são lembradas, mesmo que sejam antigas, como: ” Agente 86″, ” Anos Incríveis”, ” Super Vicky”, ” O Mundo de Beakman”. E outras são inteiramente novas e passam nos dias de hoje, como : ” Lost”, ” Dr House”, ” Ugly Betty, ” Hanna Montana”, ” Pysch”, ” Lipstick Jungle”.

Além das séries, há também filmes de grande importância, que foram dublados pela Álamo. Citemos: ” O Poderoso Chefão”, ” Jurassic Park”, ” Top Gun”, ” Grease”, e os recentes: ” High School Musical”, ” Higt School Musical 2″, ” Hairspray”, ” A Bússola de Ouro”, ” Mimzy- A Chave do Universo”.

A Álamo também está se destacando nas dublagens de Animes, que são desenhos japoneses, tais como: ” Os Cavaleiros do Zodíaco”, ” Dragon Ball Z”, ” Digimon Frontier”, ” Neon Genesis Evangelion” e vários outros. E os desenhos animados: ” Bob Esponja”, ” Os Rugrats”, ” O Mundo de Bobby”, ” Homem Aranha”.

Mais do que uma empresa de dublagens, a Álamo se tornou um Laboratório de Som. Ela faz o acabamento sonoro de vários filmes brasileiros. Fez trabalhos nos filmes; ” Ilha Rá Tim Bum”, ” O Martelo do Vulcano”, ” Pelé Eterno”, ” Cidade dos Homens”, Antonia”, “O Magnata”,” O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias”, ” Tropa de Elite”, ” Meu Nome Não È Johnny”, ” Chega de Saudade”.

E assim, Michael Stoll, seu fundador, entrou para a história da televisão, quando lhe fornecia filmes, no começo de suas existências, tanto para a TV Tupi, como TV Record, e TV Paulista. E ainda hoje seu nome é ouvido em nossas programações com muita frequência, pois aqui colocamos apenas alguns nomes, dos incontáveis trabalhos feitos pela Álamo, empresa criada por esse inglês. que dedicou sua arte e sua vida ao Brasil.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais