PRÓ-TV


MESQUITINHA


Artista completo, Mesquitinha foi artista de cinema, televisão,rádio e teatro. Seu nome era Olimpio Bastos, ou Olympio Bastos,mas era mais conhecido como Mesquitinha,nome que adotou para trabalhar artisticamente . Ele nasceu na cidade de Lisboa, capital de Portugal. Veio para o Brasil aos cinco anos, em 1907, mais precisamente para São Paulo, cidade que adotou. E gostou tanto do país, que acabou por se naturalizar brasileiro.

Para começar, e ainda bem jovenzinho, começou a atuar na revista: ” A Grande Fita”, da Companhia Arruda. Ele estava com apenas oito anos de idade. Em 1927, quando já estava com vinte anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, e participou de muitas comédias e revistas, que era a moda da época Ele tornou-se um dos principais nomes, da década de 40. Formou um trio que ficou famoso, com Modesto de Souza e Natara Nei Esse trio excursionou por vários países da Europa,. Esteve em Portugal, na Espanha, e em vários países da América do Sul. Fazia muito sucesso em Buenos Aires.

Em peças de teatro, ele começou em 1929. Estreou com a peça: ” Miss Brasil”, da Companhia Antônio Neves, levada à cena no Teatro Recreio.

Mas seu grande campo de trabalho foi no cinema. Aí ele foi diretor e ator, tendo começado em 1923 e atuado até 1952. Seu primeiro filme foi: ” Carnaval Cantado”. Depois ” Alô, Alô Brasil”. Depois “Noites Cariocas”. Em seguida: ” Os Estudantes”. Depois foi diretor de: ” João Ninguém”, ” O Bobo do Rei” e ” Bombonzinho”. Em 1938, voltou como ator, e atuou em: ” Tererê Não Resolve”, “Maridinho de Luxo”. No mesmo ano, dirigiu: ” Está Tudo Aí”. Em 1939, atuou em ” Pega Ladrão” e dirigiu: ” Onde Estás Felicidade?”. Em 43, fez: “Samba em Berlim” e ” È Proibido Sonhar”, Em 45, fez: ” Cem Garotas e Um Capote”.Em 46: ” Segura Esta Mulher”. Em 47: ” Esta è Fria”. Em 49: “Está Com Tudo”. E em 1952, fez seu último filme,e seu maior sucesso, que foi: ” Simão, O Caolho”.

Mesquitinha faleceu em 1956, no Rio de Janeiro e o Brasil todo chorou.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais