PRÓ-TV


MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO


Maurício Sirotsky Sobrinho nasceu em Erebango, em 5 de junho de 1925 e faleceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 24 de março de 1986.

Família ligada às comunicações, Maurício era irmão de Jayme Sirotsky, e pai dos filhos: Nelson e Pedro Pacheco Sirotsky. Sua esposa: Ione Pacheco Sirotsky.

Maurício foi o fundador do Grupo RBS: Rede Brasil Sul- de Televisão, do Rio Grande do Sul. Até hoje seus irmãos estão no comando da rede.

Maurício começou como locutor de rádio. Gostava de se comunicar com o público. Animava programas de calouros, no pátio de um colégio. Era locutor de um serviço de autofalantes na Rádio Gaúcha, que surgiu apenas dois anos após seu nascimento.

Em 1962, Maurício criou a TV Gaúcha, que era afiliada da TV Excelsior. Mas que posteriormente, isto e´, em 1965, passou a ser afiliada da Rede Globo de Televisão. O grupo gaúcho cresceu. Uniu a TV ao Jornal Zero Hora, às Rádios Gaúcha e Farroupilha, que já existiam. E com a nova televisão, começam a oferecer cobertura internacional. Em 1967, o grupo cria a TV Caxias, e assim formam a Rede Regional Sul da TV do Brasil. Também ficam donos da Rádio Atlântida, primeira Rádio Jovem do Brasil, em homenagem à Jovem Guarda e à praia de Atlântida Sul, litoral norte gaúcho. Nos anos 70, como última idéia antes de sua morte, Maurício cria uma filial em Santa Catarina, além das Rádios Cidade e Itapema e as novas Redes de Televisão em Itajaí, em Blumenau, em Criciúma , em Florianópolis e novos jornais como o Diário Gaúcho, o Diário Catarinense, A Notícia, o Jornal Santa de Itajaí.Formou-se então uma grande rede do Grupo RBS- do Rio Grande do Sul.

Maurício Sirotsky Sobrinho faleceu aos 60 anos de idade. Grande perda, para todo o Brasil.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais