PRÓ-TV


MAURICIO DO VALLE


O ator Maurício do Valle nasceu no Rio de Janeiro, em 1 de março de 1928. Atuou em televisão e cinema.

Em cinema: Começou bem cedo, na década de 50, ou seja, era o ano de 1952, quando ele fez seu 1º filme, que foi: “ Tudo Azul”.O rapaz leu um anúncio em um jornal e se apresentou para o diretor Moacyr Fenelon. Em 54, fez o filme: “ Na Senda do Crime”. Em 58, fez: “ Além do Rio das Mortes”. Continuou sua carreira artística e em 1960 entrou em: “ Briga, Mulher e Samba”. Em 61, fez: “ O Homem que Roubou a Copa do Mundo”.Em 63: “ Boca de Ouro”,” Terra Sem Deus” e “Serra Trágica”. Em 64, entrou n o filme: “ Deus e o Diabo na Terra do Sol”.Em 65, fez mais três filmes: “ A Hora e a Vez de Augusto Matraga”,” História de Um Crápula” e “ Grande Sertão”.Em 66, fez: “ Riacho de Sangue”. Em 67, fez dois filmes: “ Cangaceiros de Lampião” e “ Terra em Transe”.Em 68, fez: “ Bebel, Garota Propaganda”e “ O Jeca e a Freira”. Em 69, participou de cinco filmes: “Corisco ,o Diabo Loiro”, “ O Cangaceiro Sanguinário”,” O Cangaceiro Sem Deus”, “ Sete Homens Vivos ou Mortos” e “ O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”. Em 1970, fez mais cinco filmes: “ Pindorama”,” As Gatinhas”,”Audácia”, “ A Vingança dos Doze” e “ O Profeta e a Fome”. Em 74, fez: “ A Cartomante” e “O Marginal”. Em 75, mais cinco filmes: “Kung Fu Contra as Bonecas”, “ Pecado na Sacristia”,” O Dia Em Que O Santo Pecou”, “ O Roubo Das Calcinhas” e “Bacalhau”.Em 76, fez quatro trabalhos em cinema: “ Crueldade Mortal” , “Soledade, a Bagaceira”,” Chão Bruto” e “ As Meninas Querem….Os Coroas Podem”.Em 77, fez:” O Jogo da Vida” e “ Anchieta, José do Brasil”.Em 78: “ O Cortiço” e “ Os Cangaceiros do Vale da Morte”. Em 79, mas cinco: “ O Caçador de Esmeraldas”,” Sábado Alucinante”,” Nos Tempos da Vaselina” , “ O Cinderelo Trapalhão” , “ Mulheres do Cais” e “ O Coronel e o Lobisomem”. Em 1980, entrou em quatro filmes: “ Os Sete Gatinhos”,” Parceiros da Aventura”,” As Intimidades de Analu e Fernanda” e “ A Idade da Pedra”. Em 82, fez três filmes: “ Profissão Mulher”, “ Curral de Mulher” e “ Rio Babilônia”,Em 83, fez: “ Gabriela, Cravo e Canela”. Em 84, fez mais três: “ Quilombo”, “ Os Trapalhões e o Mágico de Oroz” e “ Águia na Cabeça”. Em 85: “ Chico Rei” e “ Os Trapalhões

No Reino da Fantasia”. Em 86: “ Os Trapalhões e o Rei do Futebol”. Em 88: “Rastros na Areia” e “ Natal na Portela”. Em 89: “ O Grande Mentecapto”. E em 1990: “ Assim na Tela Como No Céu”.

Em televisão:Começou em 1956, fazendo na TV Tupi de São Paulo: “ A Dama das Camélias”. Em 67: “ O Tempo e o Vento”. Em 68: “ A Última Testemunha”, ne TV Record.. Em 71: “ Meu Pedacinho de Chão”, na Cultura.. Em 72: “ Jerônimo, o Herói do Sertão”, na Tupi. Em 78, na Rede Globo: “ Carga Pesada”. Em 79: ‘Cabocla”.Em 1980: “ Olhai Os Lírios do Campo”. Todos esses na Globo.. E “ Pé de Vento”. Em 81: “ Rosa Baiana”, na bandeirantes.. “ Sítio do Pica-pau Amarelo”, na Globo.. Em 82: “ Os Trapalhões” e “ Chico Anysio Show”. Em 83: “ Caso Especial” e “Louco Amor”. Em 85:” O Tempo e o Vento”,” Roque Santeiro” e “Armação Ilimitada”, na Globoi.. Em 87: “ A Rainha da Vida, na Manchete.. Em 89, : “ Kananga do Japão”., em 1990: “ Escrava Anastácia”, também na Manchete. Em 1990, na mesma emissora: “ Pantanal” e “ A História de Ana Raio e Zé Trovão”. Depois na Globo, em 92: “ Deus nos Acuda”. Em 94: “ Caso Especial; e o seriado: “ Você Decide”., na Globo.

Maurício do Valle foi várias vezes premiado, por suas interpretações. Ele era um dos atores que mais aparecia nas telas de cinema.

Maurício do Valle faleceu em 7 de outubro de 1994, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de diabetes e complicações cardíacas.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais