MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MAURICIO DO VALLE


Maurício de Miranda Valle nasceu no Rio de Janeiro, em 1 de março de 1928.

Fez uma carreira brilhante no Cinema, onde começou em 1951, quando ele fez o filme “Tudo Azul”, do diretor Moacyr Fenelon. A partir daí fez uma infinidade de atuações no cinema, que lhe valeram muitos prêmios como melhor ator.

No seu extenso curriculo cinematográfico estão: “Na Senda do Crime”; “A Lei do Sertão”; Além do Rio das Mortes”; “Briga, Mulher e Samba”; “O Homem que Roubou a Copa do Mundo”; “Boca de Ouro”; ” Terra Sem Deus”; “Selva Trágica”; “Deus e o Diabo na Terra do Sol”; “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”; ”História de um Crápula”; “O Grande Sertão”; “Riacho de Sangue”; “Cangaceiros de Lampião”; “Terra em Transe”; “Bebel, Garota Propaganda”; “O Jeca e a Freira”;  “Corisco, o Diabo Loiro”; “O Cangaceiro Sanguinário”; ”O Cangaceiro Sem Deus”; “Sete Homens Vivos ou Mortos”; “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”; “Pindorama”; ”As Gatinhas”; ”Audácia”; “A Vingança dos Doze”; “O Profeta da Fome”; “A Cartomante”; “O Marginal”; “Kung Fu Contra as Bonecas”; “Pecado na Sacristia”; ”O Dia em que o Santo Pecou”; “O Roubo das Calcinhas”; “Bacalhau”; “Crueldade Mortal”; “Soledade, a Bagaceira”; ”Chão Bruto”; “As Meninas Querem….Os Coroas Podem”; ”O Jogo da Vida”; “Anchieta, José do Brasil”; “O Cortiço”; “Os Cangaceiros do Vale da Morte”; “O Caçador de Esmeraldas”; ”Sábado Alucinante”; ”Nos Tempos da Vaselina”; “O Cinderelo Trapalhão”; “Mulheres do Cais”; “O Coronel e o Lobisomem”; “Os Sete Gatinhos”; ”Parceiros da Aventura”; ”As Intimidades de Analu e Fernanda”; “A Idade da Pedra”; “Profissão Mulher”; “Curral de Mulheres”; “Rio Babilônia”; “Gabriela”; “Quilombo”; “Os Trapalhões e o Mágico de Oroz”; “Águia na Cabeça”; “Chico Rei”; “Os Trapalhões No Reino da Fantasia”; “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”; “Rastros na Areia”; “Natal na Portela”; “O Grande Mentecapto”, e o último filme, em 1990, foi “Assim na Tela Como No Céu”.

O ator também teve uma participação ativa nas novelas e minisséries da nossa Televisão, atuando em várias emissoras. Ele começou em 1956, na TV Tupi de São Paulo, no teleteatro “A Dama das Camélias”. Depois atuou na TV Continental e na TV, até chegar na TV Excelsior, em 1967, na novela “O Tempo e o Vento”. Em 1968, esteve na TV Record na novela “A Última Testemunha”. Em 1971, foi um dos principais nomes da novela cultural “Meu Pedacinho de Chão”, exibida na TV Cultura e na TV Glob

Em 1972, ele fez a novela “Jerônimo, o Herói do Sertão”, na Tupi. Em 1978, ele participou de vários programas “Os Trapalhões” na Rede Globo, e em seguida atuou no seriado “Carga Pesada” e na novela “Cabocla”. Em 1980, esteve em “Olhai os Lírios do Campo”.  Em 1980 se muda para a TV Bandeirantes e lá faz as novelas “Pé de Vento” e “Rosa Baiana”.

Volta para a TV Globo em 1981 para participar do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, e depois para o programa “Chico Anysio Show”. Também esteve no elenco de “Louco Amor”; ”O Tempo e o Vento”; ”Roque Santeiro” e “Armação Ilimitada”. Em 1987, foi para a TV Manchete, onde fez a minissérie “A Rainha da Vida“; a novela “Kananga do Japão”; a minissérie “Escrava Anastácia” e as novelas “Pantanal” e “A História de Ana Raio e Zé Trovão”. Depois, ainda retornou para a Rede Globo para fazer a novela “Deus nos Acuda” e participar de episódios do “Caso Especial” e do “Você Decide”.

Maurício do Valle faleceu em 7 de outubro de 1994, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de diabetes e complicações cardíacas, aos 66 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação