PRÓ-TV


MARTINHO DA VILA


Martinho José Ferreira é o querido sambista Martinho da Vila. Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, interior do Rio de Janeiro, foi lá que nasceu, em 12 de Fevereiro de 1938. A cidade tem o nome de Duas Barras. Com apenas quatro anos, foi morar no Rio. Ele foi criado na Serra dos Preto-Forros. Certa vez, Martinho foi homenageado pela prefeitura de sua cidade DUas Barras, quando descobriu que a fazenda do Cedro Grande estava à venda e não demorou a comprá-la. E hoje a chama de “Meu off-Rio”, pois é ali que gosta de ir para repousar.

A primeira profissão de Martinho foi auxiliar químico industrial, função aprendida no SENAI, do Rio de Janeiro. Mais tarde cursou a Escola de Instrução Especializada, enquanto servia o exército como Sargento Burocrata. Tornou-se escrevente e contador, profissões que exerceu até 1970, quando deu baixa e se tornou cantor profissional.

A carreira artística teve início para o público, quando do III Festival da Record, em 1967. Concorreu com a música:”Menina-Moça”. No ano seguinte lançou:” Casa de Bamba”. Aí sim, passou a ser conhecido e admirado. O primeiro álbum aconteceu em 1969, e se chamava:”Martinho da Vila” e incluía as músicas acima citadas e mais:” O Pequeno Burguês”;”Quem É Do Mar Não Enjoa”;”Pra Que Dinheiro”; “Brasil Mulato”;”Amor Pra Que Nasceu”;” Tom Maior”. Passou então a ser um dos cantores mais aplaudido e mais vendido, além de ser compositor afamado. Ultrapassou logo a casa de um milhão de cópias vendidas, quando da venda do CD”Tá Delícia,Tá Gostoso”, de 1995.

Sua discografia é enorme. Em 1969, gravou pela RCA Victor:” O Samba Está de Volta”. Em 69 ainda:” Martinho da Vila ” e um LP com o mesmo nome. Em 70: ” Meu Laiá-Ráia”.Em 71: “Martinho da Vila”. Em 71 ainda:” Memórias de Um Sargento de Milícias”. Em 72:” Batuque na Cozinha”.Em 73:” A Voz Do Sangue”.Em 73 ainda:” Origens”. Em 74:” Canta, Canta, Minha Gente”.E também: “Martinho da Vila”.Em 75:” Maravilha de Cenário”. Em 76:” Rosa do Povo”. E ainda:” La Voglia , La Pazzia, La Inconxienza, L`Alegria”.Em 77:” Presente”.Em 78:” Tendinha” e “Martinho da Vila”. Em 79:” Terreiro, Sala e Salão”.Em 80:”Portunhol Latinoamericano” e” Samba Enredo”.Em 81:” Sentimentos”.Em 82:” Verso e Reverso”.Em 83: “Novas Palavras”. Em 84:” Martinho da Vila Isabel” e” Partido Alto Nota 10″. Em 85:” Criações e Recriações”.Em 86:”Batuqueiros”. Em 87: ” Coração Malandro”. Em 88:”Festa na Roça”. Em 89:” O Canto Das Lavadeiras”.Em 90 :” Martinho da Vila”. Em 91:” Vai Meu Samba, Vai”. Em 92:”No Templo da Criação” e” “Martinho da Vila”. Em 93:” Escola de Samba Enredo Vila Isabel”. Em 94:” Ao Rio de Janeiro”.Em 95:” Tá Delícia, Tá Gostoso”. Em 97:” Vinte Anos de Samba” e “Coisas de Deus”.Em 99:” O Turbinado Ao Vivo” e ” O Pai da Alegria”.Em 2008:”Lusofonia”.Em 2001:” Martinho da Vila, Da Roça e da Cidade”. Em 2002:” Martinho Definitivo” , ” Clássicos do Samba” e ” Jorge Aragão Ao Vivo Convida”. Em 2003:” Conexões Ao Vivo”. Em 2005:” Brasilatinidade” e ” Brasilatinidade Ao Vivo”. Em 2006:” ” Martinho José Ferreira”, feito ao vivo pela MZA/ Universal Music -DVD. Em 2007:” Martinho Da Vila do Brasil e do Mundo”, pela MZA/Universal-CD. E em 2008, “O Pequeno Burguê – ao vivo”, pela MZA Music.

Como se vê , á uma lista enorme de músicas escritas por ele e cantadas por ele. Ele é realmente um ~icone da música do Brasil.Um dos mais respeitados músicos brasileiros .

Seus prêmios são tantos, que é impossível enumerá-los.Mas ele tem mais carinho pelo de: “Cidadão Carioca”, o de ” Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro”,a ” Ordem do Mérito Cultural” e o de ” Comendador da República”. Na carreira musical ganhou inúmeros, mas salienta o que ganhou em 1991, que foi o “Prêmio Shell de Música Popular Brasileira”.

Além de cantor e compositor, é também escritor de nove livros, entre eles: “A Rainha da Bateria” (2009), “Vermelho 17” (2007), “Os Lusófonos” (2006), “Joana e Joanes, Um Romance Fluminense” (1999 / também editado em Portugal com o nome “Romance Fluminense” e “Kizombas, Andanças e Festanças” (1992).

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais