MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIZA LEÃO


Mariza Leão Salles de Rezende nasceu no Rio de Janeiro, em 02 de março de 1955.
Começou sua carreira cinematográfica como diretora de curtas-metragens. O primeiro foi “Insolência”, realizado em 1974. No ano seguinte, junto com Sérgio Rezende, dirige o segundo curta, “Leila para sempre diniz”, um olhar  sobre a musa do nosso cinema.

Mariza Leão e Sérgio Rezende montaram a Morena Filmes em 1975, e através dela realizaram vários curtas e, em 1979, produziram o primeiro longa, o documentário “Até a última gota”. 
Nos anos 1980, a Morena Filmes se tornou uma das mais importantes produtoras do cinema nacional  com filmes importantes como “O sonho não acabou” de Sérgio Rezende e” Nunca fomos tão felizes” de Murilo Salles. É também desse período a grande produção de Mariza Leão com o premiado filme “O homem da capa preta”, dirigido por Sérgio Rezende e estrelado por José Wilker.
Nos anos 1990, Mariza Leão se une mais uma vez ao diretor e parceiro Sérgio Rezende para realizar  a superprodução “A guerra de canudos”, sobre Antônio Conselheiro e seus seguidores,e também produz a comédia “Sua excelência, o candidato”.
Mariza Leão foi, em 1992, presidente da RioFilme, importante produtora e distribuidora de filmes brasileiros e produziu sucessos da nossa tela como “Quase nada”; “Onde anda você” e “Zuzu Angel”.
Nos últimos anos, Mariza Leão foi a responsável por produzir outros grandes sucessos do nosso Cinema: “Meu nome não é Johnny” de Mauro Lima; “Apenas o fim” de Matheus Souza; “Waldick, sempre no meu coração” de Patricia Pillar; “De pernas pro ar” de Roberto Santucci e “Totalmente inocentes” de Rodrigo Bittencourt.

.  .

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação