PRÓ-TV


MÁRIO WALLACE SIMONSEN


Mário Wallace Simonsen nasceu em1909 de família abastada. Era sobrinho do fundador da Fiesp (Federaçãodas Indústrias de São Paulo), Roberto Simonsen. Seu pai era Wallace CochraneSimonsen. Sempre interessado por negócios, chegou a ser considerado ohomem mais rico do Brasil. Fundou e dirigiu várias empresas, entre as quais: aPanair, a Comal (maior exportadora de café do Brasil),a Cia. Melhoramentos, oBanco Noroeste, a Sirva-se (primeiro supermercado do Brasil), a Rebratel (empresa que tornava possível transmissões ao vivo Rio-São Paulo), a Wasim (tradingcompany, com escritórios em 65 países) e a TV Excelsior. Eram no total 30empresas.

A TV Excelsior foi fundada em 9 dejulho de 1960. E logo foi ganhando muita projeção em São Paulo e também noRio de Janeiro, onde também Mario Simonsen fundou uma emissora. O empresáriocontratou logo dois grandes executivos, para dirigi-la. Fora eles Edson Leitee Alberto Saad. e eles logo tiveram grandes idéias. Uma delas: conseguirum grande elenco, o que estava de certo modo difícil, pois os demais donos deemissoras tinham feito um “acordo de cavalheiros”, de um nãoprejudicar o outro. Só da TV Tupi, em um só dia, os diretores da Excelsiorlevaram muitos elementos , entre os quais a dupla: Tarcisio Meira eGlória Menezes. Com eles foi realizada a primeira novela diária da TV:”2-5499-ocupado”. Essa foi uma grande”sacada” da Excelsior.Mas não foi a única. Também foram chamados profissionais gráficos, para daruma cara pessoal à emissora. Foi também criada a grade da programação,que é mantida até hoje pela TV Globo. Assim: duas novelas intercaladascom um telejornal nacional. Idéias que foram criadas nos escritórios da TVExcelsior. E a emissora ficou sendo a mais moderna e a mais importante do país.Fez novelas de imenso sucesso. Fez programas com apresentação deBIbi Ferreira , enfim, foi o máximo! A TV Excelsior foi então considerada; umdivisor de águas, entre a TV antiga e a moderna.

Mas isso só durou 10 anos. Em fins de1969, não só a TV Excelsior, mas todas as empresas de Mário Wallace Simonsenentraram em derrocada. E o império de Simonsen implodiu. A queda doimpério foi rápida e inesperada. E até hoje, nem mesmo seus advogados daépoca sabem explicar os motivos. Fala-se em má administração, fala-se emperseguição política.

No final da TV Excelsior, veio da Europa,para tentar salvar as emissoras , Wallinho, o filho, que não o conseguiu.

A emissora de São Paulo foi fechada em:30 de setembro de 1970.

Mario Wallace Simonsen havia morrido emfevereiro de 65, aos 56 anos de idade. Foi enterrado no cemitério de LaBatignolle, em Paris.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais