MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MÁRIO SCHOEMBERGER


Mario Schoemberger nasceu em 5 de fevereiro de 1952, na cidade de Curitiba, capital do Paraná.

Começou a carreira em Curitiba, na década de 1970, atuando no Teatro, e participou de sucessos como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”; “Pinha, Pinhão, Pinheiro”; “As Bruxas de Salém”; “A Casa do Terror”; “Jantar Entre Amigos”; “Pequenos Terremotos” e “Três Versôes da Vida”. Foi ainda diretor  e esteve à frente de várias montagens como “O Processo” e “A Ceia dos Cardeais”.

Em 1993, Mário Schoemberger chegou na Televisão, participando do seriado “Retrato de Mulher” ao lado de Regina Duarte, e em seguida esteve no seriado “Pista Dupla”, em 1996. Em 2000, então na Rede Record, esteve na novela “Vidas Cruzadas“, e em seguida foi para a TV Globo onde atuou nas novelas “Desejos de Mulher”; “O Beijo do Vampiro” e “Da Cor do Pecado”, além dos seriados “Os Aspones”; “A Diarista” e “A Grande Família”, e também do programa “Linha Direta”. Seu último trabalho na TV foi na novela “Vidas Opostas”, em 2006, na TV Record.

No Cinema, estreou em 2002, na produção “Querido Estranho“, e no ano seguinte fez “Os Normais – O Filme”. Em 2006, esteve em três filmes: “Trair e Coçar é Só Começar”; “Mulheres do Brasil” e “O Cheiro do Ralo”.

Em 2007, o ator descobriu um câncer no intestino, e apesar do tratamento, Mário Schoemberger veio a falecer em 14 de maio de 2008, em Curitiba, aos 56 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação