MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MÁRIO QUINTANA


Mário de Miranda Quintana nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 30 de julho de 1906.

Foi jornalista, poeta e tradutor e mudou-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar, publicando suas primeiras produções literárias nessa época.

Com um estilo marcado pela ironia, ele trabalhou como jornalista quase toda a sua vida, mas também traduziu mais de cem obras da literatura universal.

Trabalhou no jornal “Correio do Povo”, como colunista da página de Cultura e em 1940 lançou o seu primeiro livro de várias poesias, “A Rua dos Cataventos”. Em 1966, foi publicada a sua Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos.

Também em 1966 foi laureado com o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de melhor livro do ano. Em 1976, ao completar 70 anos, recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Faleceu na capital dos gaúchos, aos 87 anos de idade, em 05 de maio de 1994, e está sepultado no Cemitério São Miguel e Almas. E nome de Biblioteca Publica no Bairro de Aricanduva, na cidade de São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação