PRÓ-TV


MÁRIO NEVES


Mário Neves nasceu em Lisboa, Portugal, em 18 de janeiro de 1912. Foi um dos mais célebres jornalistas portugueses do século vinte.

A sua primeira grande reportagem foi realizada durante a Guerra Civil de Espanha, tende ele dado a conhecer ao público os massacres de Badajoz, perpetrados pelas Forças Nacionalistas, na cidade de Extremadura. Mário Neves foi redator dos jornais: ” O Século”, ” Diário de Lisboa”, ” O Capital”, que fundou, ao lado de Norberto Lopes. Antes de 1945,fundou com Ribeiro dos Santos o magazine: ” Ver e Crer”.

Em 1958, durante a campanha de Humberto Delgado, o jornalista colocou a ele a pergunta: ” Senhor General, se for eleito, que faz a Oliveira Salazar”. Ao que o político respondeu: ” Demito-o”. Esse episódio marcou muito o jornalista por sua coragem.

Após a vitória, em 25 de abril, com a queda de Salazar, Mario Neves foi o primeiro embaixador de Portugal em Moscou, tendo ficado lá de 1974 a 1977. Em 79, ele fez parte do V Governo Constitucional. Além de jornalismo, foi administrador do Instituto Português de Oncologia e teve outros cargos relevantes.

Mário Neves faleceu em Lisboa, em 1º de janeiro de 1999.Seu espólio documental, foi entregue pela filha Maria Emília Neves, à Fundação Mário Soares.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais