MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIO GUSMÃO


Mário Gusmão nasceu na cidade de Cachoeira, na Bahia, em 20 de janeiro de 1928.

Por 23 anos, foi funcionário de Penitenciária Lemos Brito, mas como tinha desejos artísticos, matriculou-se na Escola de Teatro da Universidade Federal de Bahia, onde se formou em 1960. Nos anos 1950, Mário Gusmão matriculou-se na Escola de Teatro da UFBA, o que foi uma ousadia, pois ele foi o primeiro negro a fazê-lo. E ainda mais; no teste para entrar, não apenas representou, como dançou.

A partir de 1958, foi marcante sua atuação nos palcos, atuando em “Almanjara”; “Graça e Desgraça da Casa do Engole Cabra”; ”Cachorro Dorme Nas Cinzas”; “O Moço Bom e Obediente”; “O Auto da Compadecida”; “Ópera dos Três Tostões”; “Chapetuba Futebol Clube”; “Eles Não Usam Black Tié”; “Estórias de Gil Vicente”;  “A Ilha do Tesouro”; “A História de Tobias”; “Saraa”; “A Prostituta Respeitosa”; ”O Noviço”; “Auto da Compadecida”; “Banquete dos Mendigos” e “A Ilha do Tesouro”. 

No Cinema, Mário Gusmão estreou sob a direção de Glauber Rocha em “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e voltou em “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, além de participar de “Pindorama”; “Dona Flor e Seus Dois Maridos”; “A Idade da Terra”; “Chico Rei” e “Jubiabá”.

Ele também atuou em muitos espetáculos musicais, compôs inúmeras músicas e foi um ícone do movimento negro na Bahia e no Brasil.

Na Televisão, Mário participou da novela “Maria, Maria” e das minisséries “Tenda dos Milagres”; “O Pagador de Promessas” e “Tereza Batista”, na TV Globo, e também atuou na TV Manchete na novela “Dona Beija” e na minissérie “Mãe de Santo”. Em 1984, foi agraciado com o título de Cidadão de Salvador.

Mário Gusmão faleceu em 20 de novembro de 1996, no Dia Nacional da Consciência Negra, e estava com 68 anos de idade. Sua morte foi em consequência de um câncer generalizado.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação