MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARINA MACHADO


Nascida em Campinas, interior de São Paulo, desde pequena Marina Machado sempre soube que seria jornalista. Fez sua primeira locução de rádio numa emissora local aos 8 anos de idade e aproveitou o brinquedo “Meu primeiro Gradiente” para gravar entrevistas com a família. Aos 11 anos gravou seu primeiro telejornal em casa.

Na oitava série do colégio, Marina já atuava na área da comunicação. Ela apurava e realizava reportagens para as edições do “Jornal do Centro Portinari”. Com muita dedicação chegou ao cargo de editora chefe e desde então não parou mais.

Após a escola, Marina passou a estudar rádio e tv na FAAP, não demorou muito para ela entrar na Band como estagiária no programa de entretenimento “H”, comandado por Luciano Huck.

Sempre dedicada, a radialista resolveu realizar um sonho de infância: ser jornalista. Então se pós-graduou em Jornalismo Internacional pela PUC-SP.

Em 2002, foi convidada para trabalhar na TV Record no programa “Domínio Público”, apresentado por Otaviano Costa. Foi lá que começou como repórter, sempre tratando de temas voltados para os jovens, carreiras e comportamento.

No mesmo ano foi chamada de volta para ao Grupo Bandeirantes, onde atuou como produtora e editora em diversos programas da casa.

Em 2006, passou pela TV Globo como editora do programa “Auto Esporte” em seguida passou a trabalhar na Rede 21, do Grupo Bandeirantes.  Esteve no programa “+Esporte”  e depois assumiu o posto de repórter do “Jornal  Dez”, noticiário que mais tarde ancorou e foi editora chefe.

Em 2008, foi contratada como repórter do “Jornal da Band”. É apresentadora eventual de vários telejornais da casa e transmite ao vivo do estúdio a apuração das Eleições.

Como repórter, Marina participa das principais coberturas de eventos nacionais e também no exterior. Tem no currículo entrevistas com convidados internacionais como Hugh Laurie, Dr. Pierre Dukan e o presidente do World Trade Center, logo após o atentado às torres gêmeas.

Com a bagagem de radialista e jornalista, com a experiência por trás das câmeras Marina enveredou para a roteirização de especiais e documentários. Várias edições das retrospectivas de fim de ano da Band estiveram a cargo de Marina Machado.

Marina também é autora do livro “Noites ao Som de Cazuza e Lobão”.

Em paralelo ela roteirizou e dirigiu seu primeiro longa-metragem, “Zé Mineiro, Zé Brasileiro”: uma biografia que conta a história da vida de um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil.

A jornalista foi duas vezes finalista do Prêmio Esso, o Oscar do jornalismo: em 2010 pela série de reportagens “Mulheres Reféns do Medo” e em 2014 pelo trabalho “Salvas da Família”, ambas exibidas no “Jornal da Band”.

Em março de 2015 assumiu o comando do semanal de entrevistas “Capital Natural” veiculado no canal BandNews.

 

Em 22/06/2017 / M.A.Z.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação