MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARÍLIA MEDALHA


Marília Medalha nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 25 de julho de 1944.

Inicia sua carreira se apresentando no Clube de Regatas de Icaraí, em Niterói, na década de 1960 ao lado de Sérgio Mendes.

Em 1965 participou da montagem de “Arena Conta Zumbi” de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, como cantora e atriz, um sucesso dos palcos paulista na década de 1960.

Em 1967, depois de se apresentar com o cantor e compositor Edu Lobo na boate Zum Zum no Rio de Janeiro, veio o convite para defender a música “Ponteio” de Edu Lobo e Capinam no III Festival de Música Popular Brasileira na TV Record, e a canção conquistou o primeiro lugar, transformando Edu Lobo e Marília Medalha em astros da nossa música.

Ela ganhou o Troféu Imprensa como Revelação Feminina da Televisão de 1967, e no ano seguinte, no IV Festival de Música da TV Record, ficou em segundo lugar ao defender a canção “Memórias de Marta Saré” de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri.

Como intérprete gravou 13 discos, cantando clássicos de grandes compositores como Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Toquinho, Herivelto Martins, Luiz Bonfá e Edu Lobo.

Também foi atriz do Teatro de Arena em São Paulo, onde trabalhou no polêmico espetáculo “Opinião” com Zé Ketti e João do Vale, em 1974, todos dirigidos por Bibi Ferreira.

Seu último disco foi lançado em 1992 e tinha o título de “Bodas de Vidro”.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação